segunda-feira, 27 de maio de 2013

Secretaria de Saúde de Itapemirim apresenta novos programas para o município


Servidores municipais da secretaria de Saúde de Itapemirim participaram, na manhã da última sexta-feira (24), de uma capacitação para os novos programas que serão implementados no município. Na reunião, foram apresentados três novos programas destinados à saúde das crianças, da família e de portadores de deficiência mental. O evento foi realizado no auditório da Cooperativa Agrícola dos Fornecedores de Cana de Itapemirim.
As apresentações foram conduzidas pelo secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, e contou com a presença de enfermeiras, nutricionistas, psicólogas e diversos outros funcionários da rede municipal de saúde. Durante a palestra, Alex afirmou que o município já está pronto para implantar uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), proporcionando um atendimento mais humanizado aos portadores de deficiência mental não apenas de Itapemirim, mas de toda a região.
“Já estamos preparando o local onde funcionará a unidade do Caps, para que comecemos a operar nos próximos meses. Essa unidade vai proporcionar um atendimento mais digno para a população que necessita deste tipo de atendimento e será estendido para toda a nossa região”, comenta o secretário.
Alex também falou da implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, em Itapemirim. Segundo ele, o funcionamento deste tipo de programa é determinante na saúde das crianças, principalmente das que vivem no meio rural. “Vamos colocar o PSE em funcionamento em Itapemirim, trabalhando em conjunto com a secretaria de Educação. Nossas equipes vão estar presentes na vida das crianças até dentro do ambiente escolar e, para isso, precisaremos da participação dos pais e de toda a comunidade. É com projetos como este que conseguiremos reduzir, inclusive, os casos de internação infantil. Itapemirim só tem a ganhar com tudo isso”, afirma Alex.
O programa Planejamento Familiar também foi apresentado aos profissionais do município com a promessa de implantação. “Neste momento, precisamos cuidar da saúde da família, começando pela escolha do casal em ter ou não um filho. Caso a escolha seja o adiamento, precisamos ofertar diversas formas de evitar a gravidez, como preservativos masculinos e femininos, contraceptivos orais, DIU, etc.”, conclui o secretário.

Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI
Imagem inline 2
Imagem inline 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário