quinta-feira, 23 de maio de 2013

Oferta da vacina contra hepatite B é ampliada em Cachoeiro



Publicada em 23 de maio de 2013
A vacina era aplicada até os 29 anos. Agora o imunizante está disponível na rede pública para pessoas com até 49 anos de idade A vacina era aplicada até os 29 anos. Agora o imunizante está disponível na rede pública para pessoas com até 49 anos de idade


A cobertura vacinal contra a hepatite B foi ampliada este ano por determinação do Ministério da Saúde. Agora, as pessoas que têm até 49 anos (49 anos, 11 meses e 29 dias) podem receber o imunizante. Em Cachoeiro de Itapemirim, a dose já está disponível nas unidades básicas de saúde e no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu.
Até o ano passado, a vacina era oferecida apenas à população com até 29 anos de idade. "A ampliação da oferta da vacina contra a hepatite B ocorre gradativamente no país pelo Programa Nacional de Imunização, para garantir maior eficiência da proteção à saúde. O imunizante é a medida de prevenção e controle mais segura, eficaz e de maior impacto contra a doença. Após três doses, a eficácia da vacina chega a 95% ou mais”, explica o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
A segunda dose é aplicada 30 dias após a primeira. E a terceira é administrada seis meses depois da primeira. “As crianças já são imunizadas, porque a vacina contra a hepatite B faz parte do calendário vacinal. Até um ano de idade elas já receberam as três doses necessárias, e não precisam mais ser imunizadas contra essa doença”, explica a gerente municipal de Programas de Saúde, Horminda Gonçalves.
O imunizante também é disponibilizado aos grupos prioritários com alto risco de exposição ou alta suscetibilidade, mesmo fora da faixa etária, como os coletores de lixo, manicures, pedicures, parceiro sexual de pessoa contaminada com o vírus da hepatite B, homossexuais, bissexuais e profissionais do sexo.
A hepatite B é uma doença infecciosa, viral, existente em todo o mundo, embora com incidência maior em algumas regiões. Ela pode se desenvolver com ou sem sintomas, e é responsável por elevado número de casos de cirrose hepática e câncer no fígado, em decorrência da infecção crônica.
A transmissão ocorre pelo sangue, por meio do compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis ou pela via sexual.

Vacina contra a hepatite B:
Unidades Básicas de SaúdeDe segunda a sexta-feira
8h às 16h
Centro Municipal de Saúde De segunda a sexta-feira
7h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário