quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mais de 3 mil candidatos disputam vagas peritos da Polícia Civil


A Polícia Civil divulgou, nesta quinta-feira (02), o número de candidatos que vão concorrer às vagas para os cargos de perito bioquímico toxicologista, perito criminal e perito criminal especial. Ao todo, 3.509 pessoas se inscreveram para disputar as sete vagas disponíveis no concurso.

O cargo mais disputado é o de perito criminal especial: foram 807 inscrições para uma vaga.  Já o cargo que mais recebeu inscrições foi o de perito criminal totalizando 2.556, sendo 511 candidatos por vaga. No caso da vaga para perito bioquímico toxicologista foram 146 inscrições.

A prova objetiva será realizada no dia 19 de maio nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Grande Vitória. A remuneração para os cargos é de R$ 4.697,76, incluindo a escala especial. O concurso tem validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

As vagas fazem parte do concurso divulgado no início do ano que ofereceu 113 vagas, sendo três para os cargos de delegado de polícia, 81 para escrivão da polícia civil, sete para médico legista, duas para perito de telecomunicação, sete para assistente social, seis para psicólogo e as sete voltadas para área de perícia.

Etapas do concurso

O candidato pôde se inscrever para mais de um cargo, desde que não houvesse coincidência nos turnos de aplicação das provas objetivas. Pela manhã, estão marcadas as provas para os cargos de perito bioquímico toxicologista e perito criminal. À tarde será a vez dos candidatos aos cargos de perito criminal especial. O resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na internet no dia 10 de junho.

Os candidatos responderão a 100 questões objetivas distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Penal e Conhecimentos Específicos. O concurso também terá prova física, exames médicos e avaliação psicológica, os dois últimos de caráter complementar. Os aprovados na prova teórica também serão submetidos à investigação social e criminal.

A divulgação do resultado final do concurso está prevista para setembro e a previsão é de que os aprovados sejam nomeados ainda neste ano.

Requisitos básicos

Para disputar as vagas, o candidato deve ser aprovado em todas as etapas do concurso público; deve ter 18 anos completos na data da posse; deve estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (candidatos do sexo masculino); ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; possuir carteira de identidade civil; cumprir as determinações do edital e possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, na data da posse, como ter o nível superior correspondente ao cargo almejado.

Requisitos por cargo

Perito Bioquímico Toxicologista - nível superior em Bioquímica, Biomedicina, Farmácia ou Fármaco-Química e comprovação de experiência mínima de um ano em laboratório de análise químico-toxicologista.

Perito Criminal - nível superior em Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Farmácia, Física, Geologia, Matemática, Mineralogia, Química ou Odontologia e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria B.

Perito Criminal Especial - nível superior em Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Farmácia, Física, Geologia, Matemática, Mineralogia, Química ou Odontologia.

Atribuições dos cargos

Perito Bioquímico Toxicologista - Execução de trabalhos de perícia envolvendo análise e pesquisas laboratoriais no campo da bioquímica e físico-química, em peças anatômicas e líquidos retirados de cadáveres, em líquidos de origem biológicos, em matérias orgânicas, tóxicas, venenos e produtos químicos por solicitação de autoridade, visando esclarecimentos à prova das infrações penais.

Perito Criminal - Executar estudos, pesquisas e perícias, visando ao esclarecimento e ao fornecimento de provas das infrações penais, desabamentos, sinistros, desastres e à identificação dos respectivos autores, tendo por objetivo os vestígios materiais extrínsecos daquelas infrações.

Perito Criminal Especial - Executar trabalhos compreendendo a realização de perícias, exames e pesquisas no setor da Criminalística Pura e nos específicos da Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Farmácia, Física, Geologia, Matemática, Mineralogia, Química ou Odontologia, bem como exames em pessoas vivas, cadáveres e peças anatômicas em relação ao campo da odontologia penal.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil Comunicação Interna - (27) 3137-9024 Fernanda Pontes - (27) 9728-8448 imprensa.pc@pc.es.gov.br Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536 Natália Magalhães (27) 9862-4006 comunicapces@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário