quinta-feira, 2 de maio de 2013

IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada nesta quinta (02) e sexta-feira (03)



Será realizada nesta quinta (02) e sexta-feira (03) a Oficina da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) no auditóriodo Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento contará com a participação de técnicos esupervisores das SERs e técnicos das secretarias municipais de Educação. 
 A formação traz como tema “Escolas Sustentáveis” e o seu objetivo é preparar a conferência no espaço escolar de forma coletiva,envolvendo todos os segmentos, para atingir o maior número possível de pessoas.

Haverá mesa-redonda sobre o tema ‘Diálogos sobre Escolas Sustentáveis’ Apresentação da equipe de Educação Ambiental da Sedu,dinâmica de apresentação e integração, depoimento de jovem que participou de Conferência anterior, divisão dos Grupos de Trabalho,construção do conceito de ‘Escolas Sustentáveis’.

De acordo com a Assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Flávia Nascimento Ribeiro, organizar a Conferência naescola é construir um conhecimento de todos, articulando as diversas formas de saberes. “É essencial a sensibilização da escola e dacomunidade em relação ao tema para que exista a promoção de novos hábitos e atitudes para a melhoria da qualidade de vida dapopulação”, ressaltou.

Dentre as temáticas que serão discutidas estão: as mudanças ambientais globais, por meio de quatros elementos organizados emsubtemas: terra, fogo, água e ar, suas relações com as questões locais, em especial com a escola. Além disso, durante todo oprocesso de realização da conferência, a sustentabilidade será tratada no espaço físico da escola, no currículo e na gestão.

O Estado do Espírito Santo na Conferência Infantojuvenil

Poderão participar da Conferência alunos de 11 a 14 anos regularmente matriculados do 6º ao 9º ano, de escolas estaduais, municipais, indígenas, quilombolas, assentamentos e escolas privadas do Estado. As conferências nas escolas serão realizadas de maio até 31 de agosto; as Regionais serão realizadas em agosto e setembro e a Estadual em outubro.  Nelas serão escolhidos os estudantes que formarão a delegação estadual e participarão na etapa nacional que acontecerá no mês de novembro, em Brasília.

IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNIJMA)

A IV CNMA é um processo democrático de diálogo e participação de educação ambiental, no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expõem diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos. 

É uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis. Também é um fórum adequado para a exposição de problemas e apresentação de reivindicações e sugestões, num verdadeiro processo de democracia participativa. Mais informações sobre a Conferência acesse http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php.


Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário