quinta-feira, 23 de maio de 2013

Festa de Caboclo Bernardo, em Linhares, terá muita música, esporte e o tradicional encontro de bandas do Estado



[ Por Ariane Dutra e Ariane Silva | 23/05/2013 ]
Entre as atrações destaca-se a oficina de casaca, apresentações teatrais, recepção dos caminhantes de Barra do Riacho, shows musicais e o famoso encontro de bandas de congo do Espírito Santo.
FESTA DE CABOCLO BERNARDOA tradicional festa do Caboclo Bernardo vai agitar a vila de Regência entre os dias 30 de maio (quinta-feira) e 02 de junho com uma extensa programação. Durante a festa também acontece o tradicional Encontro das Bandas de Congo do Espírito Santo.

Durante os festejos haverá a apresentação das tradicionais bandas de congo do Estado, a final da copa de futsal, o triátlon, a oficina de construção de casacas, shows com as bandas Casaca, Fogo na Coisa e Alternativos Reggae e apresentação teatral "O grande guardião do Herói Caboclo Bernardo".  Haverá ainda uma sessão solene da Câmara de Linhares, realizada às 19 horas de quarta-feira, que abrirá a festa no balneário.

A festa é em comemoração ao ato heroico de Bernardo José dos Santos, mais conhecido como Caboclo Bernardo, ocorrido dia 7 de setembro de 1887, onde com um ato de bravura salvou 128 tripulantes do Cruzador Imperial Marinheiro, naufragado próximo a foz do Rio Doce. Em outubro do mesmo ano, ele foi condecorado com uma medalha de ouro pela Princesa Isabel.

Encontro de bandas de congo do Estado
Entre as atrações da festa está o tradicional encontro de bandas de congo do Espírito Santo. O evento é um marco na cultura e tradição do município e vai acontecer no dia 02 de junho, em plena festa de Caboclo Bernardo.

O encontro das bandas sempre é realizado próximo à data de falecimento do herói, ocorrida em 3 de junho. As bandas convidadas pela secretaria municipal de Cultura e pela Associação de Congo de Regência irão se encontrar na casa de Tia Mariquinha logo no início da manhã do dia 02. Os participantes prestam homenagens ao herói do naufrágio.

O encontro atrai um público variado, religiosos, estudiosos, artistas, jornalistas, e turistas que apreciam as expressões culturais populares e tradicionais do Espírito
Santo.

O naufrágio do "Imperial Marinheiro"
Na madrugada de 7 de setembro de 1887, uma noite de tempestade com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia em comissão de sondagem a Abrolhos, chocou-se contra o pontal sul da barra do rio Doce, a cerca de 120 metros da praia do povoado de Regência.

Um escaler com doze tripulantes foi baixado para buscar socorro em terra; destes, apenas oito chegaram à praia. A população de Regência mobilizou-se para tentar auxiliar a tripulação do cruzador que naufragava, mas pouco se podia fazer por causa do mar violento. Ao amanhecer do dia, Caboclo Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando um cabo de espia, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até a praia. Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta a terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio.

Caboclo Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo do resgate, acompanhando os náufragos até a praia em um pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após cinco horas de luta, dos 142 tripulantes do "Imperial Marinheiro" salvaram-se 128. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.



Confira a programação completa:
Quarta-feira (dia 29)
19h - Sessão Solene da Câmara - Clube Valete de Ouro

Quinta-feira (dia 30)
9h - Triatlon - Praça Caboclo Bernardo
20h - Cine Surf - auditório do Centro Ecológico

Sexta-feira (dia 31)
31/05 - sexta-feira
15h - Final da Copa de Futsal - Quadra
20h - Show com a banda Alternativos Reggae - Praça Caboclo Bernardo
22h - Show com a banda Casaca - Praça Caboclo Bernardo


Sábado (dia 01)
7h - Surf Treino - Praia
8h às 17h - Torneio futebol de campo Caboclo Bernardo - Campo de Futebol
9h - Oficina Construção de Casacas - Pousada Careba
18h30min - Apresentação teatral "O grande guardião do Herói Caboclo Bernardo" - Praia
19h30min - Apresentação teatral "O grande guardião do Herói Caboclo Bernardo" - Praça Caboclo Bernardo
20h - Show homenagem ao Mestre Miúdo - Praça Caboclo Bernardo
22h - Show com a banda Fogo na Coisa - Praça Caboclo Bernardo


Domingo (dia 02)
7h - Café da Manhã - Tia Mariquinha
7h - Recepção das bandas de congo - Pousada Tia Mariquinha
11h - Recepção dos caminhantes de Barra do Riacho - "Caminhos de Indígenas e Caboclos" - Pousada Tia Mariquinha
11h - Almoço - Pousada Tia Mariquinha
14h - Reunião dos Mestres  e reabertura da Casa de congo
15h30min - Cortejo das bandas - Principais ruas de Regência
16h - Entrega das premiações às bandas de congo - Praça Caboclo Bernardo
17h - Encerramento - Praça Caboclo Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário