quarta-feira, 8 de maio de 2013

Eventos mobilizam Cachoeiro para a Ação Global


Publicada em 08 de maio de 2013

Atividades começam com edição do Domingo na Praça em homenagem ao Dia das MãesAtividades começam com edição do Domingo na Praça em homenagem ao Dia das Mães 
No próximo dia 18, Cachoeiro de Itapemirim recebe um dos maiores eventos de cidadania do país. A Ação Global, projeto do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo, será realizada, com apoio da prefeitura, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, bairro Aeroporto. Das 8h às 16h, serão oferecidos serviços e atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, direito e lazer, em uma edição dedicada às mulheres que deve contar com a participação de cerca de 700 voluntários.

Para mobilizar a sociedade cachoeirense para esse importante evento, serão realizadas diversas ações na cidade a partir de domingo (12). O “Domingo na Praça”, projeto da prefeitura realizado na avenida Beira Rio, terá uma edição especial em homenagem ao Dia das Mães. Das 8h às 12h, serão oferecidos serviços de saúde para mulheres e orientação para atividades físicas. No mesmo dia, haverá caminhada e passeio ciclístico.

Na segunda-feira (13), o projeto “Vida Saúde” vai levar ao trecho final da Beira Rio serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, orientação para caminhada, alongamento e para quem gosta de andar de bicicleta, além de treino de corrida e massoterapia. Em função das atividades, haverá bloqueio de meia pista e vagas de estacionamento em parte da avenida.

A programação segue, na terça-feira (14), com um curso do projeto “Cozinha Brasil”, do Sesi, para manipuladoras de alimento das escolas municipais de Cachoeiro. O objetivo é ensinar a essas profissionais o aproveitamento total dos alimentos. A capacitação é gratuita e vai até quinta-feira (16). Na quarta-feira (15), o município recebe uma apresentação da Orquestra Camerata Sesi, de Vitória. O concerto será às 20h, no Teatro Municipal Rubem Braga.

As duas últimas atividades que antecedem a Ação Global acontecem na manhã de sexta-feira (17), na área central da cidade. São elas a “Caminhada pela Vida”, cuja saída será às 9h, da praça do Corredor Cultural Roberto Carlos, e uma distribuição de panfletos sobre a Ação, para motoristas, nos sinais de trânsito.

Ação deve realizar 29 mil atendimentos
A expectativa dos organizadores da Ação Global é de que 12 mil pessoas sejam beneficiadas com a edição de Cachoeiro, que é coordenada pela primeira-dama Auxiliadora Casteglione, responsável pelo Núcleo de Promoção do Voluntariado e da Cidadania (NPVC) da prefeitura. Serão oferecidos cerca de 60 serviços, inclusive minicursos de capacitação e emissão de documentos. O foco da ação será o público feminino.

“Aproximadamente 29 mil atendimentos devem ser realizados, o que evidencia a importância desse evento. Estamos garantindo todo o apoio à ação, para que ela seja muito bem-sucedida e beneficie o maior número possível de pessoas”, destaca o prefeito Carlos Casteglione.
Confira a programação

Domingo (12)
08h às 12h - Dia das Mães no “Domingo na Praça” (trânsito fechado para carros na Avenida Beira Rio, no trecho entre as ruas Siqueira Lima e Pedro Dias)
Atividades: homenagens às mães, atendimentos diversos para mulheres, orientação para atividades físicas, aferição de pressão e teste de glicemia.
Caminhada no Domingo na Praça
07h30 - Concentração e alongamento
08h30 - Largada na Praça de Fátima
Trajeto: Praça de Fátima, Churrascaria Rio Grande, ponte Guadalajara (para a Samuel Levy), avenida Pinheiro Júnior, Ponte Carim Tanure e Praça de Fátima.
Passeio Ciclístico
07h30 - Concentração e alongamento
08h30 – Largada na Praça Jerônimo Monteiro
Trajeto: Praça Jerônimo Monteiro, Baiminas, Cel. Borges, Ponte Municipal e Praça de Fátima.

Segunda-feira (13)
Projeto Vida Saúde
19h às 21h - Final da Beira Rio (trânsito em meia pista a partir das 17h30)
Atividades: orientação para caminhada, alongamento e andar de bicicleta, aferição de pressão e teste de glicemia, treino de corrida e massoterapeuta
Terça (14) a quinta-feira (16) 
Cozinha Brasil - Capacitação para manipuladoras de alimento das escolas municipais de Cachoeiro. Local: Centro de Capacitação e Pesquisa de Educação do professor de Educação Básica (Cecapeb), em Morro Grande
Quarta-feira (15) 
20h - Apresentação da Orquestra Camerata Sesi, no Teatro Municipal Rubem Braga. Entrada: doação de um item de higiene pessoal.

Sexta-feira (17)
09h - Caminhada pela Vida
Saída da Praça Pedro Cuevas Junior, no Corredor Cultural Roberto Carlos e chegada na Praça Jerônimo Monteiro. Atividade contará com apresentação de teatro em homenagem à mulher.
09h às 10h30 - Panfletagem nos sinais de trânsito no Centro da cidade. Voluntários vão entregar aos motoristas impresso com informações da Ação Global.

Segunda (13) a sexta-feira (17)
19h às 20h - 2ª Copa Ação Global de Futsal
Local: Ginásio do Sesi, no IBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário