sexta-feira, 24 de maio de 2013

Especialistas abordam desenvolvimento urbano na Conferência da Cidade em Vitória


Samira Gasparini
Ponte da Passagem com fluxo de veículos
Mobilidade urbana será um dos temas abordados durante a Conferência da Cidade Ampliar
A 5ª Conferência da Cidade de Vitória, que acontece nestas segunda (27) e terça-feiras (28), promete um bom debate sobre desenvolvimento urbano e políticas de integração territorial.
Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já", a conferência apresenta debates com temáticas modernas, como Parcerias Público-Privadas (PPP), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), conselhos municipais e suas interfaces com interesses econômicos e sociais e questões metropolitanas e de paisagem como instrumentos de integração territorial e intersetorial.
As inscrições são gratuitas e vão ser realizadas no local do evento, o Hotel Sheraton, na Praia do Canto. A abertura do evento será nesta segunda (27), às 9 horas. Moradores e entidades estão convidados para discutir e ajudar a construir a Vitória do futuro.
Os encaminhamentos da conferência serão apresentados em Brasília (DF), onde acontece, no final do ano, a 5ª Conferência Nacional das Cidades. Durante o evento, também serão eleitos delegados que vão representar os interesses da cidade na Conferência Estadual das Cidades.
"Pensar uma reforma urbana significa reconhecer a urgência das políticas de inclusão. Para isso, contamos com a participação dos moradores para fazermos uma boa gestão desse processo. O debate é muito importante para decidirmos, juntos, a cidade que queremos. Uma cidade melhor é a gente que faz", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Para a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Sandra Monarcha, as sugestões apresentadas vão subsidiar projetos. "A cidade assume o papel de promotora do amadurecimento da democracia e da cidadania efetiva", disse.
O mestre em Economia (PUC-SP) e professor da Fundação Getúlio Vargas Paulo Sandroni, que foi vencedor por duas vezes do Prêmio Jabuti, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis (SC), Dalmo Vieira, e o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos Urbanistas (FNA), Jeferson Roselo Mota Salazar, são presenças confirmadas.
Marcos Salles
Atletas de caiaque passando no Canal de Camburi com vista para a Praia do Canto
Planejamento urbano e políticas de integração territorial serão outros assuntos abordados no evento
Também participam dos debates a professora do Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo Ana Targina Rodrigues Ferraz, o subsecretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Vitória, Fernando Castro Rocha, o diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Aristóteles Passos, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), André Gomide, a procuradora do Município de Vitória Flávia Marchezini, a conselheira suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU-ES), Viviane Pimentel, e o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Espírito Santo, José Carlos Neves Loureiro.

Saiba mais

A Conferência das Cidades é realizada nos âmbitos municipal, estadual e federal. É um evento para reflexão e participação popular sobre os programas e projetos de política urbana. A conferência foi criada pelo Ministério das Cidades em 2003.
A 5ª Conferência Nacional das Cidades tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes (governos federal, estadual e municipal) no que tange as políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. A programação completa está disponível na página da Prefeitura de Vitória no Facebook ou neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário