quarta-feira, 15 de maio de 2013

Em Colatina CREAS/PAEFI É NO ATENDIMENTO À CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA




15/05/2013 -
No dia 18 de maio de 1973 a menina Araceli Sanches, de 8 anos, desapareceu. Ela foi drogada, espancada, violentada e morta, em Vitória. Infelizmente, esse caso não era único e a frequência com que acontecimentos parecidos ocorriam levou grupos de combate à violência infantil a buscar alternativas para coibir novos crimes.
Tal movimento deu início para um encontro ocorrido na Bahia em 18 de maio de 1998. Reuniram-se 80 entidades públicas e privadas para debater o assunto e, a partir das discussões e documentos gerados nesse encontro, foi criada pela Lei n.º 9.970, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
É baseado nessa data, que o Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Creas/Paefi) de Colatina, promove a Campanha 18 de maio. A Campanha é feita durante toda essa semana, e busca alertar a população sobre a exploração sexual infantil, e informar sobre os meios de denúncia. No município, a campanha é realizada desde 2002.
Creas/Paefi
Em Colatina, as crianças e adolescentes que são vítimas de qualquer tipo de violência, encontram no Creas/Paefi toda ajuda necessária. O Centro é referência de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, por ocorrência de: negligência, violência física, psicológica e sexual (abuso e/ou exploração sexual).
O local possui uma equipe multidisciplinar para acompanhamento técnico e atua em articulação com a rede de serviços das diversas políticas públicas (educação, saúde, segurança pública, dentre outras) e com os atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público, dentre outros). 
Por meio de ações diversas, o Centro realiza o acompanhamento dos usuários atendidos a fim de possibilitar o resgate e a garantia dos direitos violados. Dentre essas ações estão os atendimentos psicossociais, visitas domiciliares, realização de oficinas, seminários, campanhas de mobilização para o enfrentamento da violência, dentre outras. 
Atualmente o Creas/Paefi atende a 54 crianças e adolescente em situação de risco. No ano de 2012 esse número foi de 942 casos. O local funciona na rua Adamastor Salvador, 149, centro. Ou pelo telefone 3721-1357.
É preciso que cada pessoa entenda o seu papel e sua responsabilidade e denuncie qualquer comportamento inadequado por parte de adultos para coibir possíveis crimes. Para isso, é disponibilizado um serviço de atendimento em todo Brasil. Basta ligar o número 100 de qualquer telefone, entre 8h e 22h, e sua denúncia é imediatamente encaminhada para a Polícia Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário