sexta-feira, 24 de maio de 2013

Comunidade de Cachoeira Alta sugere obras no primeiro encontro do PPA


por Dirceu Cetto
24/05/2013 08:45
Assembleia PPA 2013-2017 em Cachoeira Alta (23/05)
Comunidade presente na assembleia.
Assembleia PPA 2013-2017 em Cachoeira Alta (23/05)
Prefeito Roberto Fiorin fala sobre o PPA.
Assembleia PPA 2013-2017 em Cachoeira Alta (23/05)
Marluce Gaigher Bertolde durante a reunião.
Assembleia PPA 2013-2017 em Cachoeira Alta (23/05)
Foi realizada as 18h desta quinta-feira (23), no salão comunitário da Comunidade de Cachoeira Alta, a primeira a audiência pública do Plano Plurianual de Aplicações (PPA). Cerca de 40 familias marcaram presença e fizeram as suas reinvidicações de acordo com as demandas da localidade.

O prefeito Roberto Fiorin fez a abertura do encontro e em suas palavras destacou a importância da participação popular na construção de um município próspero para todos. "Vocês estão aqui para decidir quais as necessidades da comunidade e assim vamos elaborar juntos um plano para os próximos quatro anos voltado a aplicação dos recursos de forma correta e de acordo com o orçamento do municipio", reforçou.  Os secretários municipais e gerentes também marcaram presença. 

Os moradores da comunidade fizeram as suas solicitações destacando a  infraestrutura do local com melhorias na conservação e limpeza das estradas, construção de uma área de lazer e uma quadra poliesportiva. A autonoma Marluce Gaigher Bertolde trouxe a família, fez seu pedido e parabenizou a iniciativa. "Sempre morei aqui e gosto de participar destas reuniões porque é nosso dever enquanto cidadão. Também votei para a construção da quadra de esportes porque sei que será muito importante para nossa comunidade", relatou.

De acordo com a coordenadora do PPA, Rotileia Gaigher, durante os encontros será explicado à população as etapas de funcionamento do PPA, as formas de participação e o calendário de realização das audiências públicas. “Após as  assembleias, será elaborado um documento que deverá ser apreciado pela Câmara de Vereadores para os investimentos apontados pela população entrarem no orçamento dos próximos quatro anos”, informou.    

O próxima reunião acontece as 18h do dia 28 de maio (terça-feira) no bairro Cachoeirinha. 0processo de escuta e participação popular contará com  17 assembleias envolvendo as comunidades da sede e do interior.

O que é o PPA?
É um grande plano de governo que organiza as demandas da sociedade nas áreas de saúde, justiça, trabalho e renda, agricultura, turismo, entre outras.

Constituição Federal de 1988 (artigo 165) estabelece a exigência da elaboração de um Plano Plurianual Regionalizado para a definição de “diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.

O PPA define a orientação estratégica do governo, as metas e prioridades para um período de quatro anos, iniciando no segundo ano de um governo e terminando no primeiro ano do governo seguinte.

Faça o download abaixo do Calendário das Assembleias nas comunidades.



Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
secompmac@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário