Qualificação possibilita integração entre equipes de saúde e a população
Luana Amorim
Cinquenta e seis agentes comunitários de saúde (ACS) do município participaram, na manhã desta segunda-feira (29), da aula inaugural do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde. O curso é promovido pela Secretaria de Saúde da Serra em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
O objetivo da qualificação é possibilitar a integração entre as equipes de saúde e a população atendida nas unidades básicas de saúde. Para isso, o agentes vão conhecer as Políticas de Saúde e sua estratégia de implementação, conhecer as bases geográficas sociais, econômicas políticas, demográficas e ambientais do território e traçar ações de monitoramento da família e comunidade em que se insere.
Serão desenvolvidas ações de cuidado, promoção e proteção à saúde da população, realizando atendimento primário e atividades educativas. O primeiro módulo do Curso é a “Contextualização do Agente Comunitário de Saúde no SUS”, o segundo módulo é “O processo de Trabalho do Agente Comunitário” e, em seguida, “Ética Profissional”.
Além de aulas teóricas, que serão semanais, os alunos vão desenvolver diversas ações nas Unidades de Saúde. O curso vai até agosto.
Agente Comunitário de Saúde (ACS)
O agente comunitário de saúde é um profissional que desempenha um papel chave na Estratégia de Saúde da Família, pois faz a integração entre a Unidade Básica de Saúde, a equipe de saúde e a população, pois o agente mora na própria comunidade. Os ACS visitam os domicílios, promovendo atividades de prevenção a doenças. Ele também orienta famílias sobre a utilização dos serviços de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário