quinta-feira, 25 de abril de 2013

PonkanFest marca início da safra da tangerina nas montanhas capixabas


Será realizada nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a PonkanFest – Festival da Ponkan e da Laranja das Montanhas Capixabas. O evento, que é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, marca a abertura oficial da safra da tangerina Ponkan no Estado.

No primeiro dia do evento, ocorrerá o 5º Encontro de Citricultores das Montanhas do Espírito Santo, no Salão da Igreja Luterana, pela manhã. Na ocasião, haverá palestras sobre legislação fitossanitária para o citros no Espírito Santo; comercialização e mercado para citros de mesa; e fatores importantes na colheita e pós-colheita para a produção de citros de mesa.
Nesse mesmo dia, à tarde, ocorrerá o Dia de Campo na propriedade do senhor Arykerne Lampier (Querninho) e família. Haverá três estações sobre a temática da tangerina Ponkan, como irrigação, controle de moscas das frutas e importância nutricional e gastronômica da Ponkan. Uma oficina de chás e xaropes de plantas medicinais à base de citros destinada às pastorais da saúde do município e entorno também irá compor a programação.
O segundo dia, na Praça Arhtur Gerhardt, reserva para a população aulas shows de culinária relacionadas ao citros, além de apresentações culturais, como o grupo de dança folclórica alemã, Blumen Der Erde. Haverá uma exposição de frutos, artesanatos, produtos da agroindústria, caminhões, máquinas e equipamentos agrícolas das 10h às 20 horas.
De acordo com a extensionista do Incaper, Vera Lúcia Martins Santos, o objetivo da PonkanFest é reunir, no mesmo espaço, produtores e consumidores de citros. “Iremos apresentar o estágio de desenvolvimento da citricultura no município, experiências exitosas e avanços tecnológicos da área”, afirmou Vera.
Vale ressaltar que Domingos Martins, cidade que recebe o evento, se destaca por ser o principal produtor capixaba de tangerina ponkan. Dos 450 hectares destinados ao cultivo de citros no município, 300 hectares são destinados a essa cultura, o que representa quase 50% da tangerina comercializada na Grande Vitória.


Programação da PonkanFest
26/04 (Sexta-feira)
08h: Recepção
08h30: Abertura do 5º Encontro de Citricultores das Montanhas do Espírito Santo – Programação conforme
09h: Palestra: Fitossanitária para o citros no Espírito Santo (Victor Bernardo Vicentini – Engenheiro Agrônomo/Idaf)
10h: Palestra: Comercialização e mercado para citros de mesa (Hemerval Guerini – Engenheiro Agrônomo/Incaper)
11h: Palestra: Fatores importantes na colheita e pós-colheita para a produção de citros de mesa (Arlindo de Salvo Filho – Engenheiro Agrônomo/Limeira-SP)
12h30: Almoço
13h30 às 15h: Dia de Campo (propriedade do Sr. Arykerne Lampier (Querninho) e família – Galo)
1ª Estação: Irrigar Ponkan, compensa? (Caio Louzada Martins – Engenheiro Agrônomo/Incaper)
2ª Estação: Como e quando controlar a mosca das frutas (David dos Santos Martins – Pesquisador/Incaper)
3ª Estação: Importância nutricional e gastronômica da tangerina Ponkan (Rita de Cássia Zanúncio Araújo – Economista doméstica/Incaper)
15h30: Abertura oficial da safra da tangerina “Ponkan” – Participação de autoridades municipais e estaduais.
27/04 (Sábado)
10 h:Abertura da Exposição – Praça Arthur Gerhardt
14 h: Aulas Show: Culinária do Citros (Laranjas e Tangerinas)
17 h:Apresentação Cultural: Pedro Paulo e Regional
18 h: Grupo de Dança Folclórica Alemã BLUMEN DER ERDE
19 h:Moda de Viola
20 h: Encerramento
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Hércules Nascimento comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário