O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), está colocandoem prática uma série de ações a fim de impulsionar a qualidade do ensino e garantir oportunidade aosque não tiveram acesso. Entre os projetos anunciados nesta quinta-feira (25), em entrevista coletivacom o governador Renato Casagrande e o secretário de Educação Klinger Barbosa, estão inseridasações para reduzir o analfabetismo, de reforço escolar e aulas preparatórias ao Enem.
Para reduzir o analfabetismo, o Governo desenvolveu o projeto “Vivendo e Aprendendo”, após aderirao programa federal Brasil Alfabetizado. A proposta é atender 60 mil pessoas não alfabetizadas, com 15 anos ou mais, nos 78 municípios até o final de 2014.
De acordo com o governador Casagrande, o projeto tem como finalidade oferecer uma educação básica de qualidade, de forma que o aluno sinta-se motivado a dar continuidade aos estudos.
“Oferecer a qualificação adequada a esse público é primordial para o avanço da educação no Estado. Após passarem pelo processo de alfabetização, os estudantes estarão mais seguros para ingressarem em outras modalidades de ensino, como a Educação para Jovens e Adultos ou a Educação Profissional que, posteriormente, irá facilitar o ingresso no mercado de trabalho”, frisou.
A coletiva também contou com as presenças do secretário Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, da subsecretária de Educação Profissional, Wanessa Zavarese Sechim, e do subsecretário Administrativo e Financeiro da Sedu, Josivaldo Barreto de Andrade.
Parcerias
A consolidação do projeto “Vivendo e Aprendendo” se dá a partir da parceria entre a Sedu e as Prefeituras. Até o momento, 53 aderiram ao projeto e as primeiras turmas começaram a funcionar este mês. Outros municípios estão em fase de formalização.
“É muito importante a participação ativa dos municípios nesta iniciativa, pois unindo forças será mais fácil promover o retorno de alunos para as salas de aula, principalmente as pessoas de idades mais avançadas, que estiveram por muitos anos afastadas do ambiente escolar. A previsão é que até 2014, todas as regiões do Estado sejam contempladas”, frisou o secretário Klinger Barbosa Alves.
O curso de alfabetização tem a duração de oito meses e pode funcionar em todo e qualquer espaço social, com condições de estruturar uma sala de aula, como escolas estaduais, municipais, comunitárias e particulares, empresas, sindicatos, templos religiosos e associações de bairro.
A pessoa não alfabetizada ou aqueles que a estejam apoiando, devem dirigir-se à Secretaria Municipal de Educação ou às instituições parceiras e preencher o cadastro de inscrição. Para preenchimento, não é obrigatória a apresentação de documentação pessoal.
Para as turmas foram selecionados voluntários, que receberão uma bolsa no valor mensal de R$ 780,00 por jornada de 10 horas semanais, custeada pelo Governo do Estado e Governo Federal. Uma empresa foi contratada pela Sedu para monitorar o andamento das turmas e avaliar os resultados obtidos pelos estudantes.
Enem
Além de atuar para mobilizar pessoas que nunca tiveram a chance de frequentar uma sala de aula, o Governo também reforça ações para os estudantes da rede estadual. Entre os projetos, o Pré-Enem nas escolas que chegará a todos os municípios capixabas neste ano, contemplando 11.969 alunos em 225 unidades de ensino. As aulas começaram nesta semana.
Segundo o governador Casagrande, o Pré-Enem é uma ótima oportunidade para quem desejar ingressar no ensino superior. “Com a orientação ideal, os estudantes podem se preparar de maneira mais detalhada, com conteúdos relevantes. Os professores são preparados para trabalhar os assuntos de maneira dinâmica, fator que contribui facilitar o aprendizado em sala de aula”, disse.
Embora algumas escolas já desenvolvessem o projeto por iniciativa própria, em 2013 a diretriz partiu da Sedu para que a abrangência da ação fosse maior e envolvesse escolas nos 78 municípios capixabas. O Pré-Enem nas Escolas é uma ação que será desenvolvida no período de abril a outubro de 2013. A oferta de aulas poderá ser em dias úteis no contraturno, com quatro horas/aula de 60 minutos cada. E, aos sábados, com 4 ou 8 horas/aula.
Mas, considerando que o Pré-Enem nas Escolas é realizado por adesão dos alunos, o Governo decidiu implementar mais uma ação: alinhar o currículo da rede estadual aos conteúdos exigidos no exame. Na nova modelagem, o aluno vai concluir o ensino regular de maneira integrada ao Enem.
Até o momento, os conteúdos estavam distribuídos ao longo do Ensino Médio e, na 3ª série, as aulas concentravam-se nas habilidades específicas daquele ano. Com o alinhamento no currículo, os professores vão resgatar conteúdos da 1ª e 2ª séries, também exigidos no Enem, e colocá-los no contexto de preparação do exame.
Essa mudança, que começa em maio, é resultado de uma avaliação feita pela Sedu nos dois primeiros meses letivos, inclusive com a participação de alunos da 3ª série, e que deverão contribuir para a formação dos estudantes. A perspectiva é que tenham melhores resultados no Enem, porta de acesso para instituições de ensino superior federais, como Ufes e Ifes, e programas como o NossaBolsa, Sisu e Prouni.
“O Estado exige que o aluno participe do exame, sendo que 85% dos estudantes inseridos na rede já possuem o objetivo de começarem uma faculdade ou curso técnico. Isso acarreta a liderança do Espírito Santo com relação à presença no exame estudantil”, lembrou Klinger Barbosa Alves.
No decorrer da preparação, serão realizados dois simulados – em junho e outubro. No intervalo das provas, haverá oportunidade para a equipe pedagógica realizar intervenções a fim de consolidar a aprendizagem.
Apoio à aprendizagem
Para dar mais qualidade à Educação, o Governo adotou o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio que compreende vários projetos, entre os quais o Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática na 1ª série do Ensino Médio.
Mais de 11 mil alunos passaram por avaliação em março e 7.584 foram selecionados para receber o atendimento. As aulas começaram segunda-feira (22) e terão duração de quatro meses. “Saber Português e Matemática é fundamental para o estudante, pois são estruturantes para instigar o raciocino lógico para as demais disciplinas, que possuem níveis de dificuldade diferenciados”, argumentou o governador.
A meta principal é fortalecer o aprendizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, trabalhando com o resgate de conteúdos básicos imprescindíveis para que o estudante consiga acompanhar as aulas e receber com clareza as informações.
“A intenção não é apenas garantir o acesso a escolaridade básica, mas também promover um atendimento de qualidade, atitude que incentiva a permanência do aluno na escola, seguida pela aprendizagem de sucesso, sendo este o principal objetivo das ações desenvolvidas no setor educacional da rede”, salientou a subsecretária Wanessa Zavarese Sechim.
No ano de 2012, foram atendidas 74 escolas estaduais de Ensino Médio situadas nas Superintendências Regionais de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Carapina, Cariacica e Vila Velha, que aderiram à proposta, e cerca de 5.000 estudantes da 1ª série do Ensino Médio.
Em 2013, o Projeto está estruturado para atender, por adesão, 199 escolas estaduais de Ensino Médio situadas em mais três superintendências – Barra de São Francisco, Guaçuí e São Mateus – além das contempladas no ano passado. O projeto é desenvolvido com a parceria do Instituto Unibanco para utilização da metodologia Entre Jovens.
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