terça-feira, 30 de abril de 2013

Orientação faz casos de diarreia caírem quase 80% em Itapemirim




As ações de prevenção e orientação realizadas pela Vigilância Sanitária de Itapemirim, no primeiro trimestre deste ano, fizeram com que casos de diarreia, causadas pelo consumo de alimentos mal armazenados e manipulados, fossem reduzidos em 78,9%. As ações foram realizadas, principalmente, nos balneários de Itaoca e Itaipava, onde se concentram a maior parte dos turistas que visitam o município no verão. O foco das ações foi o fornecimento de maionese caseira e molhos oferecidos por bares e restaurantes da região. 
No primeiro trimestre de 2012, 1101 casos de diarreia foram notificados em Itapemirim, contra 232 no mesmo período deste ano. Os casos de internações também diminuíram, passando de 215 para 15. A redução de mais de 93% do número de casos. “Essas ações, além de promoverem saúde para os moradores e os turistas que visitam nosso município, ajudam a reduzir gastos com saúde pública. A nossa Vigilância Sanitária se empenhou muito para mostrar a importância de produzir e armazenar os alimentos corretamente. O resultado positivo foi sentido nos números de casos notificados e de internações”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Farmácias e drogarias também foram fiscalizadas
Em fevereiro, as ações da Vigilância Sanitária foram direcionadas a drogarias e farmácias de Itapemirim. Os fiscais cobraram o cumprimento da lei que define a permanência de um farmacêutico dentro do estabelecimento durante todo o tempo que ele estiver aberto. Além disso, também foi observado o cumprimento das normas para medicamentos controlados com estoques declarados no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário