O Governo Federal apresentou à sociedade capixaba o novo cronograma das obras do Aeroporto deVitória, na manhã desta sexta-feira (26), em reunião pública realizada no Palácio Anchieta, na Capital do Espírito Santo.
Participaram do encontro o governador Renato Casagrande, o ministro da Aviação Civil, MoreiraFranco, o vice-governador Givaldo Vieira, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, os deputadosfederais Paulo Foleto, Rose de Freitas, Carlos Manato e Iriny Lopes, os deputados estaduais JoséEsmeraldo, Janete de Sá e Marcelo Santos, representantes da Infraero, do consórcio responsável pelasobras e de entidades empresariais.
Paralisada desde 2008, após decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), a ampliação doaeroporto é essencial para a melhoria da qualidade do atendimento do serviço aéreo prestado aosusuários no Estado.
Compromisso
O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assumiu o compromisso público com a população e oGoverno do Espírito Santo em relação à retomada das obras do aeroporto Eurico Salles, na Capitalcapixaba. “Estou há um mês e quinze dias como ministro e a primeira providência pedida pelapresidenta Dilma Rousseff foi resolver a situação do aeroporto de Vitória. O Brasil precisa garantir umserviço de qualidade ao usuário do sistema aéreo brasileiro”, disse.
Durante o encontro, a Infraero e o consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa, Mendes Junior e Estacon apresentaram um cronograma para retomada das obras: construção de novo terminal de passageiros, pista de pouso e pátio de aeronaves. O ministro Moreira Franco cobrou transparência no cumprimento da programação das obras do aeroporto. “É preciso que a sociedade e o cidadão possam olhar quem está assumindo a responsabilidade de cumprir o calendário.”
“É positiva a presença e o posicionamento do ministro e da equipe da Infraero no Estado, se comprometendo com o Espírito Santo, já que o capixaba anseia por essa obra há muito tempo, uma importante intervenção, estruturante, fundamental para continuarmos no caminho do desenvolvimento sustentável”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Retomada das obras
A diretoria da Infraero analisará a atualização do projeto do complexo aeroportuário de Vitória como um todo e o encaminhará ao TCU, que terá palavra final sobre os detalhes da retomada das obras. O Governo está empenhado nas ações destinadas a dar celeridade a esse processo para que o trabalho retorne ao seu desenvolvimento normal.
De acordo com representantes do consórcio, as obras do aeroporto deverão ser retomadas no início de novembro de 2013. O prazo de execução está estimado em 24 meses.
Estrutura
Além de novo terminal com capacidade para 5,5 milhões passageiros/ano, novo pátio de aeronaves, pista de pouso e decolagem, a reforma do aeroporto Eurico Salles também prevê sistema de pistas de taxiamento e estacionamento de veículos com 2.154 vagas, entre outros investimentos.
Histórico
Auditoria do TCU realizada em 2006 determinou a retenção de parte de futuros pagamentos ao consórcio em função de indícios de sobrepreço. As obras foram paralisadas pelo consórcio em 2008. Três anos depois, a Justiça Federal autorizou a elaboração de acordo para retomá-las, com cronograma físico e financeiro de mobilização, desenvolvimento e conclusão.
Em junho de 2012, foi assinado documento preliminar para definir as principais providências a serem adotadas e os parâmetros e condições a serem observados visando um entendimento final. Em janeiro de 2013, a Infraero e o consórcio assinaram um termo aditivo para complementação e atualização dos projetos executivos do terminal de passageiros.
Com informações da: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Aviação Civil Telefones: (61) 3313.7076, (61) 3313.7067, (61) 3313.7107 Site: www.aviacaocivil.gov.br E-mail: imprensa@aviacaocivil.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário