quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Dentistas da Prefeitura de Cachoeiro participam de capacitação sobre câncer de boca

Profissionais vão atualizar conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico da doença


Dentistas que atuam na rede pública de saúde de Cachoeiro e de municípios vizinhos participam nesta quinta-feira (10) de uma capacitação para aprimorar conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de boca. O evento será realizado na Superintendência Regional de Saúde do município, a partir das 8h.
Cerca de 80 profissionais são esperados no encontro, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão à Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, que é lembrada, nacionalmente, na primeira semana de novembro.

A programação será conduzida por equipe formada pelas dentistas Jeusa Maria Faé, da prefeitura de Vitória, Liliana Aparecida Pimenta de Barros, da Universidade Federal do Espirito Santo, e Bernardeth de Lourdes Guerra, da prefeitura de Domingos Martins.
Atenção especializada
Em Cachoeiro, os pacientes diagnosticados com suspeita de câncer bucal em consultórios odontológicos da rede municipal de saúde são encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que também é referência para consultórios particulares. No local, é feito encaminhamento para novos exames e, se necessário, para cirurgia.

Fatores de risco
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
Sintomas
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.
Prevenção e diagnóstico precoce
Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.
Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário