sexta-feira, 10 de junho de 2016

Voluntários ajudam na recuperação de pacientes do Caps ad, em Cachoeiro


Aula de forró é a mais nova atividade oferecida na unidade

Atividades desenvolvidas por voluntários no Centro de Atenção Psicossocial (Caps ad) de Cachoeiro de Itapemirim estão contribuindo com o tratamento de dependentes de álcool e outras drogas. A mais nova, iniciada nesta sexta-feira (10), é aula de forró.

A cada 15 dias, os pacientes vão receber a visita de membros do projeto cultural Pé de Serra Cachoeiro para aprender a dançar o ritmo.

“É uma iniciativa muito bem-vinda. São jovens que se dispuseram a doar seu tempo e conhecimento para entreter nossos pacientes com cultura. Somadas ao cuidado clínico que oferecemos, atividades como essas são importantes no processo de recuperação e reinserção social do paciente”, avalia a psicóloga da unidade, Bárbara Baiense.
“Para nós é uma forma de divulgar o pé de serra e, ao mesmo tempo, de dar nossa contribuição para uma sociedade melhor”, explica o fundador do projeto cultural Rodolpho Verediano, que é um dos instrutores das aulas.

De acordo com a responsável técnica do Caps ad, Adriana Ribeiro, ações voluntárias têm se tornado cada vez mais comuns na unidade. “Já tivemos, por exemplo, um Dia da Beleza, com corte de cabelo, unha e outros serviços oferecidos por profissionais da área.”

Iniciativas como essas reforçam ações promovidas pela própria unidade, como aulas de artesanato, exercícios físicos, cultivo de horta e passeios culturais. “Na semana passada, levamos os pacientes à Bienal Rubem Braga. Eles ficaram encantados com o evento e se aproximaram mais da literatura”, conta Adriana.

Localizado no bairro Otto Marins, o Caps ad integra a rede pública de serviços em saúde mental. Fruto de convênio entre a prefeitura de Cachoeiro e o governo do estado, tem uma equipe interdisciplinar que oferta cuidado integral e intensivo, a partir da perspectiva de portas abertas (sem necessidade de encaminhamento). Mais informações: 3522-4366.   



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário