terça-feira, 28 de junho de 2016

Incaper e Embrapa Café firmam convênio para capacitação e transferência de tecnologia

Arquivo / Incaper
O convênio contempla a produção de Conilon (foto) e também de Arábica no Espírito Santo.
/06/2016 - 15h17min

Capacitar técnicos e produtores, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba. Com este objetivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Embrapa Café firmam um convênio de capacitação e transferência de tecnologia e inovações para a evolução do setor produtivo da cafeicultura do Espírito Santo.

A ideia é estimular o desenvolvimento sustentável e duradouro da atividade, a fim de promover o aumento da eficiência produtiva (principalmente em períodos com registros de acentuados déficits hídricos) e a melhoria da qualidade do café produzido no Estado, seja Arábica ou Conilon. Para tanto, serão desenvolvidas diversas ações, financiadas pelo Consórcio Pesquisa Café. Os recursos, na ordem de R$ 600 mil, começam a ser liberados ainda em 2016, e serão distribuídos ao longo de 3 anos.

“É fundamental esse apoio do Consórcio ao efetivo processo de capacitação de técnicos e agricultores. Além disso, precisamos destacar essa possibilidade de ajuste de infraestrutura. Melhorando nossos sistemas de produção de mudas, sementes, estacas, de estruturação da pós-colheita, é possível oferecer ao produtor um suporte melhor na utilização das variedades melhoradas e de outras tecnologias” pontuou Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, pesquisador Incaper/Embrapa Café responsável pela elaboração do projeto.

Confira as ações a serem desenvolvidas:
1) Capacitação técnica de extensionistas do Incaper e parceiros, por meio de cursos.
2) Capacitação de 800 cafeicultores de base familiar de vários municípios capixabas.
3) Atualização dos conhecimentos tecnológicos por meio da participação em eventos técnico-científicos de relevância nacional.
4) Assistência técnica individual e coletiva a nove mil cafeicultores de base familiar do Espírito Santo, orientando-os nos aspectos relacionados às Boas Práticas Agrícolas e de Gestão da Propriedade.
5) Elaboração de publicações técnicas com conteúdo em assuntos relacionados à cafeicultura.
6) Reestruturação das instalações de pós-colheita e processamento de café das Fazendas Experimentais do Incaper em Venda Nova do Imigrante, Marilândia e Cachoeiro de Itapemirim.
7) Recuperação, melhorias e ampliação dos viveiros de produção de mudas nas Fazendas do Incaper em Marilândia e Venda Nova do Imigrante.
8) Implantação dos campos de produção de sementes.
9) Manutenção e ampliação das Unidades Demonstrativas “Jardins Clonais de café Conilon” nas Fazendas Experimentais do Incaper em Marilândia e Cachoeiro de Itapemirim.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário