quinta-feira, 23 de junho de 2016

Prefeito de NOVA VENÉCIA decreta situação de emergência por causa da estiagem prolongada

Em decorrência da estiagem prolongada, o prefeito Mário Sérgio Lubiana declara por meio do Decreto 12.193 de 17 de junho de 2016, situação de emergência em toda a extensão do munícipio de Nova Venécia.
De acordo com os dados do Incaper, o município continua com baixa escassez de água, com o déficit hídrico muito baixo, acarretando a redução drástica do abastecimento de água potável para atender as atividades básicas da população. O decreto também afirma que a situação está se tornando cada vez mais insustentável para a irrigação das lavouras e pastagens.
Nos últimos quatro anos, ocorreram chuvas intensas em 2013, em um curto período de tempo, o que levou a um escoamento superficial e rápido da água, incapacitando a sua infiltração no solo e acumulação em totalidade. Esse fator levou o município de Nova Venécia a uma deficiência hídrica na maioria dos meses nos anos de 2012, 2013, 2014, 2015, se estendendo ao primeiro semestre de 2016.
A estiagem prolongada afeta o campo e a cidade, causando prejuízos na produção agropecuária e no comércio local, tendo assim, um efeito dominó do campo para a cidade.
Por fim, o Decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta para mitigar os efeitos da seca.
O Decreto entra em vigor na data de sua publicação e perdurará pelo prazo de 180 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário