terça-feira, 28 de junho de 2016

Incaper realiza Dia de Campo de café arábica em Mimoso do Sul

Incaper
O evento contou com a participação de 26 agricultores da região.


20/06/2016 - 11h46min

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do escritório local de desenvolvimento rural de Mimoso do Sul, promoveu um dia de campo de café arábica na propriedade do Sr. Valdeci Pereira Ramos na comunidade de Mundo Novo, Distrito de Conceição do Muqui.

O evento contou com a participação de 26 agricultores, que tiveram a oportunidade de ver na prática todos os estágios de desenvolvimento das plantas, conduzidas sob sistema de poda (decote baixo + esqueletamento) adotado pelo Sr. Valdeci, e que tem demonstrado bons resultados.
Na safra de 2015, o produtor colheu cerca de 70 sacas de café beneficiadas, em uma área de 0,62 ha com 2.500 plantas de café arábica Catuaí, sem irrigação e espaçamento de 2,5 x 1 m, o que corresponderia a uma produtividade de 114 sacas por hectare.

Este ano, o produtor espera colher de 35 a 40 sacas na mesma área, o que lhe permitirá focar em qualidade e aumentar, assim, a rentabilidade em um ano de baixa produção.

Segundo o extensionista e chefe local, Jean Gomes de Moraes, Mimoso do Sul contribui com uma significativa produção para o Estado do Espírito Santo. “O município produz cerca de 200 mil sacas de café arábica por ano, no entanto, precisamos ser referência em termos de qualidade e de produtividade por área”. 

Moraes completa explicando que “esta significativa contribuição em termos de produção deve-se, principalmente, à adoção de um conjunto de práticas, entre as quais podemos citar o uso adequado de podas, análise e correção do solo, adubações equilibradas, espaçamentos adequados, variedades adaptadas às condições locais e práticas conservacionistas como plantio em nível e construção de caixas secas. No entanto, precisamos conscientizar os produtores, que além das práticas adotadas para aumentar a produtividade, é preciso também adotar práticas durante e após a colheita (pós-colheita) que possam garantir um produto de melhor qualidade, já que essa é exigência do mercado atual.”

Os produtores também tiveram a oportunidade de aprender sobre custo de produção. O agricultor Valdecir faz todo o controle dos custos e o extensionista Wescley Henrique Silva Marion demostrou, com a apresentação dos resultados obtidos pelo Srº Valdecir para os demais agricultores presentes, a importância de fazer este tipo de trabalho nas atividades desenvolvidas na propriedade, para obter melhor eficiência no direcionamento de esforços, recursos humanos e financeiros em cada etapa da produção.

O dia de campo foi realizado com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mimoso do Sul, do Sindicato Rural de Mimoso do Sul e da Cooperativa de Laticínios de Mimoso do Sul.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário