
Descarte correto de óleo de cozinha é tema de ação educativa em bairros da Serra
Texto: Márcio Scheppa
Foto: Divulgação/PMS
Foto: Divulgação/PMS
No período que vai desta terça-feira (14) até o dia 25 de julho, integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra percorrerão os bairros da Região Civit para divulgar o projeto De Olho no Óleo e sensibilizar a população sobre a importância do sistema comunitário de coleta de óleo de cozinha usado.
A ação intitulada Dia D será realizada em Nova Carapina II, Barro Branco, Mestre Álvaro, Eldorado, Mata da Serra, Monte Verde, Barcelona, Serra Dourada I, II e III, Porto Dourado e Novo Porto Canoa, sendo um dia em cada bairro.
“Ao visitar uma comunidade, a equipe do Departamento de Educação Ambiental responde as dúvidas dos moradores e distribui material impresso com informações sobre os problemas causados pelo descarte inadequado do óleo vegetal e também sobre o funcionamento da coleta desse resíduo domiciliar em cada bairro participante do projeto De Olho no Óleo”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.
Lançado em 2014, o projeto De Olho no Óleo iniciou na região de Serra-Sede, com participação de 22 bairros. Em 2015, a iniciativa já recebeu a adesão de outras 36 comunidades, das Regiões de Laranjeiras, Civit e Praia.
Outras datas
Para divulgar o projeto, entre os dias 1º e 9 de julho, já foram realizadas edições do Dia D nos bairros da Região de Laranjeiras: Chácara Parreiral, Colina de Laranjeiras, Jardim Limoeiro, Parque Residencial Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, São Diogo e São Geraldo.
Durante o mês agosto, o Dia D será realizado nos bairros da Região Praia que aderiram aorojeto. São eles: Bairro das Laranjeiras, Bicanga, Costa Bela, Costa Dourada, Estância Monazítica, Parque Jacaraípe, São Francisco, Praia de Carapebus, Cidade Continental - Setor Ásia, Parque Residencial Reis Magos e Serramar.
Numa terceira etapa do projeto, no período de setembro e outubro de 2015, serão oferecidas oficinas de sabão ecológico para moradores cadastrados. Nas oficinas, os participantes aprenderão a utilizar o resíduo do óleo de cozinha coletado por eles mesmos para fazer sabão em barra e sabão líquido. “Ao invés do descarte inadequado, podendo contaminar o solo e os recursos hídricos, o óleo poderá ser reaproveitado na própria comunidade, com economia de dinheiro, de recursos naturais e geração de renda”, conclui a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário