sexta-feira, 24 de julho de 2015

Nova Venécia tem obras de reconstrução após chuvas de 2013.




Logo após as enchentes de dezembro de 2013 que devastaram o Estado e Nova Venécia, a prefeitura elaborou um plano de reconstrução das áreas mais atingidas. Investiu de imediato no atendimento social às famílias gravemente afetadas pelas chuvas e, posteriormente, em projetos no interior e na zona urbana.

Uma das prioridades do governo Barrigueira é reconstruir a passarela Giuseppe Dall’orto, que desabou com as fortes chuvas daquele ano. Em março, o prefeito deu a ordem de serviço para a construção da nova passarela da cidade. O valor total da obra é de R$ 3,7 milhões com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional e contrapartida do município.

A nova passarela terá 81 metros de comprimento com 5,80 de largura. A estrutura será suspensa, em forma de arco, sem pilares de sustentação.
A passarela Giuseppe Dall’orto interliga a Avenida São Mateus à Avenida Vitória e facilita o acesso dos pedestres de uma parte a outra da cidade, cortada pelo rio Cricaré.

O interior também teve atenção especial da prefeitura com a elaboração de projetos de melhoramento das estradas, prevenção de enchentes e manutenção de pontes.

Construção de 300 caixas-secas no município – Nova Venécia construiu mais de 300 caixas-secas em toda a zona rural. As caixas-secas são escavações feitas nas margens das estradas ou nas propriedades para conter a água das chuvas, aumentar a reserva de água no solo e evitar a erosão e assoreamento dos rios.

Agricultura constrói mais de 60 represas - Mais de 60 represas foram construídas pela Secretaria de Agricultura de Nova Venécia em parceria com o produtor rural. Para construir uma represa, é necessário que o produtor providencie o projeto de licença ambiental ou a dispensa dele (dependendo do padrão de barragem que será construído) por um técnico particular ou pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Programa de Readequação de Estradas Vicinais melhora a vida do produtor - O Programa de Readequação de Estradas Vicinais leva mais qualidade de vida para o produtor rural. A primeira comunidade beneficiada foi a do Córrego do Poção em 2014.Com os trabalhos totalmente concluídos, 25 quilômetros do trecho que liga Serra de Cima a Poção passaram por melhorias com a abertura e alargamento de vias vicinais, construção de caixas-secas, compactação e cascalhamento das estradas, além de diminuição de curvas acentuadas.

Neste ano, a comunidade beneficiada pelo programa é o Córrego do Refrigério. O trecho a receber melhorias vai de Córrego do Refrigério ao Patrimônio do Bis. Sete quilômetros de vias já foram readequadas. No total, serão 20 quilômetros.

Construção de bueiros - Mais de 80 bueiros foram construídos em todo o município pela Secretaria de Agricultura de Nova Venécia. As manilhas facilitam o escoamento da água em dias de chuva e auxiliam na conservação das estradas vicinais. Construídas com pedra, terra e manilhas, os bueiros drenam o excesso de água e ajudam a melhorar a acessibilidade de norte ao sul do município.

Equipamentos beneficiam produtores rurais - Vários equipamentos agrícolas foram adquiridos diretamente pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Venécia: três moto-niveladoras, duas retroescavadeiras, uma caçamba-toco, um trator, uma caçamba truck, um caminhão grande arador e batedeira de cereais, um rolo-compactador, um caminhão baú isotérmico, um caminhão-prancha equipado com munck (guindaste articulado), um veículo de passeio destinado aos serviços da Secretaria, e quatro caminhões de pequeno porte para as associações rurais.Em agosto, a Secretaria Municipal de Agricultura vai receber um caminhão melosa (comboio pressurizado) e um caminhão pipa.

Secretaria reforma 40 pontes e vai construir mais seis - A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Venécia reformou 40 pontes em diversas localidades do município, como em Patrimônio dos Grilos, Jacutinga, Santa Joana, Saúde, São Gonçalo, Poção e Luzilândia. O trabalho de manutenção das pontes do município é periódico e acontece de uma a duas vezes por ano.

O município também vai construir seis novas pontes no interior nas comunidades de Luzilândia, Santa Rosa, Córrego da Jaca, Córrego da Boa Vista (que será contemplada com duas pontes) e no Córrego da Serra.  O projeto para a construção das novas ligações já está em fase de licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário