sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mutirão do MDA leva cidadania a mulheres rurais do ES, Laranja da Terra


 0  0 
 
 
sexta-feira, 24 Julho, 2015 - 11:30
Paulo Henrique/MDA
No mutirão é possível fazer fotos e cópia de documentos
O Mutirão de Documentação da trabalhadora rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estará neste sábado (25), em Laranja da Terra (ES). 
A previsão é que neste dia 600 pessoas possam emitir de graça documentos civis e trabalhistas. Desse total, são previstos 250 atendimentos exclusivos para as mulheres. 
Serão emitidos documentos como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). 
Os mutirões são vistos como uma conquista das mulheres rurais. Além da emissão de documentos, são realizadas palestras sobre assuntos de interesse das agricultoras, como previdência, enfrentamento a violência e acesso ao crédito. 
“O mutirão é uma forma de garantir a cidadania e autonomia para mulheres”, afirma Tereza Arruda, coordenadora de Acesso a Terra e Cidadania do MDA.
Os números demonstram o alcance dessa ação. Entre 2004 e 2013 foram realizados mutirões em 70 municípios do Espírito Santo. Cerca de 50 mil mulheres receberam um total de 73.108 documentos em 72 mutirões. 
Neste sábado, as agricultoras de Laranja da Terra poderão obter ainda serviços e informações sobre Programa Bolsa Família, Cadastro Único, Sistema Único de Saúde (SUS) e Segurada Especial. 
Equipes da área da saúde realizarão exames de glicose e aferição de pressão. No local, se poderá fazer fotografia e cópia de documentos pessoais.
O mutirão conta com a participação de órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Centro de Referência de Assistência Social do município (CRAS), a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Serviço                          
Laranja da Terra 
Data: 25/07 (sábado)
Horário: 08 às 16h
Local: Escola União Laranjence/Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Rua José Rocha, S/nº – Centro.

Tássia Navarro
Ascom/MDA
Foto capa: Rômulo Serpa
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mutir%C3%A3o-do-mda-leva-cidadania-mulheres-rurais-do-es#sthash.eGDNBqor.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário