quinta-feira, 30 de julho de 2015

Introcomp: Sedu divulga lista dos 50 estudantes aprovados no processo seletivo



Foi divulgada nesta quinta-feira (30) a lista com os nomes dos 50 estudantes com melhor pontuação na prova de Lógica, segunda etapa do processo seletivo, e que terão a oportunidade de realizar o curso gratuito de programação de computadores. Um total de 1.166 estudantes, de 60 escolas, se inscreveram demonstrando interesse em explorar suas habilidades na área da computação.

As vagas foram abertas para estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas da rede estadual da Grande Vitória, com boas notas em Matemática e Física. Os cinco melhores alunos do curso também terão a chance de ganhar uma bolsa de estágio no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Os 50 estudantes classificados estão convocados para a matrícula. Os demais candidatos suplentes vão compor o cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

O processo seletivo foi destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual, das escolas localizadas nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

“Durante o curso, os estudantes terão oportunidade de entender como funciona um computador e como programá-lo utilizando ferramentas e linguagem de programação e, além disso, eles participarão de minicursos com temas associados, como robótica e web design. O principal objetivo é atrair o interesse dos jovens para a área. Em curto prazo, a programação desenvolve rapidamente o raciocínio lógico do indivíduo e em longo prazo, o torna capaz de criar programas cada vez melhores, tornando-o um profissional diferenciado no mercado de trabalho, capaz de empreender e resolver diversos problemas”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

A bolsa compreende o curso de Introdução à Computação - Programação de Computadores e a passagem de deslocamento de ida e volta para as aulas, que ocorrerão aos sábados durante o segundo semestre de 2015.

Matrículas

Os estudantes classificados deverão realizar a matrícula a partir desta sexta-feira (31) até a próxima quinta-feira (06), das 09 às 12 horas ou das 14 às 17 horas, no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes – Goiabeiras), no Centro Tecnológico - CT 7, 2º andar, sala 36.

A efetivação da matrícula é de responsabilidade do aluno que deve, obrigatoriamente, realizá-la com a presença de um dos responsáveis. O estudante deverá apresentar o termo de compromisso devidamente assinado pelos pais ou responsável, no qual estarão explicitadas as responsabilidades de participação da família, no sentido de acompanhar e apoiar o desempenho do aluno durante o curso. Caso o aluno seja maior de idade, ele poderá assinar o termo de compromisso.

Para efetivar a matrícula também é necessário apresentar os documentos: fotocópia da cédula de identidade ou outro documento oficial que possua foto; comprovante, emitido pela escola, de matrícula nas séries e uma fotografia 3 x 4 recente.

O estudante que, porventura, se desligar da rede pública estadual de ensino, não concluindo o Ensino Médio ou o Ensino Médio Integrado nas escolas da rede, terá sua matrícula cancelada no Projeto Introcomp.

O candidato que não efetuar sua matrícula no período estabelecido será considerado desistente. Nesse caso, será convocado o candidato com classificação imediata ao último já convocado.

Introcomp

O curso faz parte do Projeto Introcomp (Introdução à Computação - Programação de Computadores) e terá a duração de um semestre letivo, com carga horária semanal de 3 horas, totalizando 42 horas no semestre. Serão abertas duas turmas, com 25 alunos cada, e as aulas serão realizadas aos sábados, das 09 às 12 horas, e 14 às 17 horas, no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

As aulas serão realizadas por estudantes bolsistas do Curso de Engenharia da Computação - Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O Projeto Introcomp é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), que visa a oferecer aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual o curso de Introdução à Programação na linguagem C (com atividades adicionais em scratch, web design e robótica), voltado para o mercado de Tecnologia da Informação (TI).

Premiação

Além de fazer o curso gratuitamente, os estudantes terão a oportunidade de ganhar bolsas de estágio no Prodest e prestigiar o principal evento tecnológico do Brasil, o “Campus Party Brasil”.

Serão disponibilizadas cinco bolsas de estágio do Programa Jovens Valores no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), para os melhores alunos do curso.

Além disso, os três melhores colocados em notas e frequência ao final do curso vão participar do “Campus Party Brasil”, o principal evento tecnológico, realizado anualmente no Brasil, que reúne um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital.

Vale ressaltar que todos os alunos concluintes do curso Projeto Introcomp receberão certificado.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

Nenhum comentário:

Postar um comentário