quarta-feira, 29 de julho de 2015

Palestras para o produtor abrem programação da Festa da Banana e do Leite em Alfredo Chaves



A Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveram na manhã de ontem (28), a primeira palestra técnica voltada ao produtor rural. O encontro que abriu a programação da 43ª Festa da Banana e do Leite foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de cerca de 50 produtores.
Com o tema “Pragas e Doenças do Bananal, a palestra foi ministrada pelo agente de fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Justino Mozer, que em seu discurso destacou a importância de fazer o cultivo adequado do bananal para que ele se mantenha economicamente viável ao longo do tempo.  “É necessário tomar alguns cuidados que vão desde a quantidade correta de água, a suprimento adequado de nutrição e o controle de pragas e doenças”, explicou.  
O produtor da comunidade de São Joaquim, o senhor Zeacir Pedro Cestari  cultiva 25 hectares de banana em sua propriedade que rende uma produção mensal de 4 mil caixas. Ele informou que recebeu o convite e compareceu para saber mais sobre a cultura da fruta. “Somos do interior e as vezes temos pouco acesso às informações. Vejo que o dia de hoje é uma oportunidade de esclarecimentos, de poder tirar nossas dúvidas sobre o plantio”, declarou.
Conforme o secretário da pasta, Antônio Carlos Petri, Alfredo Chaves possui uma agricultura bastante diversificada marcada, principalmente, pela produção de banana e de leite. “A nossa finalidade é qualificar e fomentar a produção do homem do campo. É também uma oportunidade de fazer com que eles compartilhem suas experiências com outros produtores”, lembrou.
Amanhã (30), será a vez dos pecuaristas participarem da palestra sobre “Nutrição e Manejo do Rebanho”. Outras atividades agropecuárias, culturais, esportivas e shows fazem parte da programação da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário