sexta-feira, 31 de julho de 2015

Nova Venécia se destaca como 2º gerador de empregos no Estado


Em meio à crise econômica no Brasil, Nova Venécia foi a segunda colocada na geração de empregos no Espírito Santo. Foram criados no primeiro semestre, 119 novos empregos. Os dados são do Ministério do Trabalho e demonstra que Nova Venécia está na contramão da realidade vivida pela maioria dos municípios brasileiros, inclusive em grandes metrópoles. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 400 mil postos de trabalho foram fechados em todo o país. No Espírito Santo, 14 mil empregos foram perdidos.

A boa notícia de Nova Venécia é fruto de muito trabalho da prefeitura e estímulo dado à iniciativa privada pelo prefeito Barrigueira. Obras do município, crédito ao microempreendedor e investimentos na agricultura têm sido fatores decisivos para o município sobreviver a atual crise nacional.

Além de gerar emprego e renda durante a construção, as obras pela cidade também movimentam a economia local e estimulam a permanência das empresas no município. Caso emblemático disso é a construção da nova passarela. Com a queda da antiga passarela na enxurrada que devastou Nova Venécia em 2013, alguns comerciantes localizados na Avenida Vitória estavam decididos a fechar as portas ou mudar de cidade.

De acordo com o gerente-regional da Dadalto, Ronei Ribeiro Maia, a empresa estava prestes a sair de Nova Venécia por conta do baixo volume de vendas. O fluxo de vendas caiu mais de 30%. “Iríamos encerrar as atividades na cidade, mas com a expectativa da construção voltamos a confiar no potencial econômico do município.”

Outras obras pela cidade, como a reforma da Praça do Granito, do Hortomercado e investimentos na área da saúde e educação, geram postos de trabalho e movimentam o comércio da cidade. Depois de concluído, o Hortomercado vai beneficiar os comerciantes que já atuam no local e também aqueles que estão localizados no camelódromo na Praça do Granito.

Nova Venécia é o segundo município do Estado que mais favorece os micro e pequenos empresários com a Lei Geral Municipal. Outra fonte geradora de emprego é o NossoCrédito. Em dois anos e meio de mandato, o microcrédito movimentou mais de 1,5 milhão em empréstimo para micros e pequenos empreendedores da cidade.

Foram mais de 337 operações aprovadas, manutenção de 163 empregos e geração de mais 159. O NossoCrédito realizou 661 atendimentos externos e recebeu 5.467 atendimentos na agência localizada no centro de Nova Venécia.

A cabeleireira Maria de Fátima Olegário é uma das beneficiadas pelas ações do NossoCrédito. Ela tem um salão de beleza no centro da cidade. Interessada em ampliar o espaço do salão e ter produtos de qualidade para oferecer aos seus clientes, ela fez um empréstimo de R$ 7.500, já quitou e agora fez um segundo empréstimo de mesmo valor para mais reformas e ampliações no local de trabalho.

Ela fala da importância do Nosso Crédito: “Sem o NossoCrédito seria impossível investir em meu negócio, me ajudou muito. Pude ampliar, reformar e investir no meu salão de beleza por meio dessa linha de financiamento”.
Na área da agricultura, o município tem investido no produtor. Manter o homem do campo no interior gera três vantagens: produção de alimentos, manutenção de empregos e evita o êxodo rural.

Pensando nisso, a prefeitura investe em vários setores com a compra de veículos e equipamentos pesados, estímulo para a instalação de torres de telefonia móvel, construção de represas, caixas-secas, melhoria das estradas vicinais e carreadores, na criação de peixes, capacitação técnica, construção de bueiros, aparelhos tecnológicos que facilitem o trabalho na zona rural, e na reforma e construção de pontes. Quando se melhora a qualidade de vida e o escoamento da produção, as pessoas ficam estimuladas a permanecer no campo.

O mercado imobiliário também acredita na cidade, investindo em loteamentos que oferecem toda a estrutura necessária para os futuros moradores. Atualmente, três empreendimentos estão sendo construídos pela cidade: Flora Park, no bairro Rúbia, Villaggio Masarin, bairro São Francisco, e Vista Park, no bairro Filomena. Por meio de incentivos da prefeitura, que passou a municipalizar a licença ambiental, ficou mais fácil os empresários investirem na cidade, ganhando mais agilidade para a realização dos empreendimentos.

Boa parte dessas conquistas é resultado de uma ação proativa do gestor municipal, bem articulado e relacionado com outras esferas do poder, perfil característico do prefeito Barrigueira.

O ditado popular é certo: “Nada cai do céu”. Para conseguir obras, serviços e progresso para a cidade é necessário recursos, dinheiro para tocar toda a máquina administrativa. Sem a ajuda financeira do Estado e do governo federal, seria impossível ver todas essas ações sendo realizadas na cidade.

E para que o dinheiro caia na conta do município e se reverta em benfeitorias para toda a sociedade, é necessário muito diálogo, bom relacionamento com os parlamentares e, o óbvio: viajar em busca dos recursos. Em 2013, em seu primeiro ano de governo, em média, o prefeito fez seis viagens por mês para reivindicar recursos para as mais diversas áreas.

Por isso, é sempre bom ressaltar que as diárias, na verdade, são um pequeno investimento que retornam em forma de grandes obras, ações e serviços importantes para toda a sociedade veneciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário