segunda-feira, 27 de julho de 2015

Informações atualizadas viabilizam ações de planejamento do turismo em Vitória

Publicada em 27/07/2015, às 10h24

Mariana Garcia
Praia da Ilha do Boi
Praias de Vitória são alguns dos atrativos turísticos da capital(Ampliar imagem)
Elizabeth Nader
Vista panorâmica do bairro Praia do Canto
Vitória está entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil(Ampliar imagem)
Um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil - aqueles que se destacam pela oferta de serviços, boa infraestrutura e planejamento contínuo da atividade -, Vitória atualiza os dados e apresenta, de forma concreta, fundamentada e regular, a evolução do turismo na capital.
Os estudos têm valor relevante para que seja apresentado o crescimento do setor regionalmente, considerando aspectos como competitividade dos destinos, estratégia de gestão e desenvolvimento dos negócios ligados ao turismo. Os dados serão apresentados em boletins. 
Segundo o subsecretário de Turismo de Vitória, Felipe Ramaldes, os boletins são uma ferramenta nova para gerar informações rápidas sobre o desempenho do setor em situações específicas, como eventos, feriados e alta estação. Esses dados também expõem as tendências nas áreas de negócios e lazer, servindo como indicadores para as ações e como mecanismo de monitoramento do impacto econômico do turismo.

Concentração

André Sobral
Aloha Spirit
Praia da Curva da Jurema recebeu o tradicional Aloha Spirit(Ampliar imagem)
André Sobral
Aloha Spirit
Evento esportivo atraiu desportistas de várias partes do País(Ampliar imagem)
O feriado de Corpus Christi e o Festival Aloha Spirit foram avaliados. Tanto o feriado prolongado quanto o evento esportivo estimularam a economia da cidade.
De acordo com pesquisa de perfil dos visitantes realizada na Ilha das Caieiras, 40% dos turistas utilizaram hotéis e similares como meio de hospedagem, enquanto no Brasil o índice médio é de apenas 23% (Fipe, 2012). Além disso, mais de 80% declararam o lazer como a principal motivação da viagem. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos turistas é procedente da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). O Parque da Fonte Grande, o Tamar Vitória e o Visitaratraíram, juntos, cerca de 3 mil visitas. Veja o relatório aqui.

Curva da Jurema

Outro evento que teve boa aceitação foi o Aloha Spirit, uma das maiores competições de esporte náutico do país, na Curva da Jurema. Houve grande presença de turistas de outros estados: 66% das pessoas que estiveram no evento. Muitos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos três dias de evento, a estimativa foi que foram injetados, aproximadamente, R$ 600 mil na economia da capital. Vejaaqui.
O formato do Aloha foi inspirado em grandes competições internacionais, reunindo canoa havaiana, stand up paddle, paddle board, natação e surfski.

Densidade

Observatório do Turismo terá relatórios regulares sobre fluxo de passageiros no aeroporto, na rodoviária e na estação ferroviária. Também serão consideradas informações dos Centro de Informações Turísticas e, ainda, as taxas de ocupação hoteleira. Além disso, a frequência de turistas nos atrativos da capital, impostos sobre serviços efetuados e relatórios sobre os eventos.
"A iniciativa de tornarem públicos dados de diagnósticos demonstra o engajamento do setor público com o desenvolvimento turístico. Planejamento precisa de informação e dados atualizados para ser validado e tornar realmente o destino turístico competitivo numa área em que a competição pelos turistas é cada vez mais acirrada", avalia Felipe.

Competitividade

O Ministério do Turismo, o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas apuram anualmente o Índice de Competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico no Brasil. Vitória faz parte desse grupo, desempenhando um resultado mais positivo à média das capitais e do país em quase todas as dimensões consideradas.
Em Vitória, existem 12 mil trabalhadores ligados às atividades características do turismo, o que representa cerca de 5% dos empregos na cidade. Eventos importantes, como o Vitória Stone Fair, o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória, o Festival da Torta Capixaba, o Mundial de Pesca Oceânica, o Fim de Semana na Ilha, a Copa do Mundo de 2014, Mec Show e Enduro da Independência, além do Réveillon e da temporada de cruzeiros, contribuíram para os números em 2014 e 2015.
Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória vista do alto
Catedral Metropolitana é um dos monumentos do Visitar Vitória
Diego Alves
CONVENTO SÃO FRANCISCO (CONCLUSÃO DA RETIRADA DA FIAÇÃO
Convento São Francisco também recebe a visita de muitos turistas(Ampliar imagem)

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário