quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dois projetos da Saúde de Vila Velha são aprovados na segunda etapa do Inoves 2015

Os projetos “O sorriso: Instrumento de Promoção da Vida” e “Gestão Participativa e Cogestão em Vila Velha” foram classificados para a segunda fase no Inoves 2015. Essa é a 11ª edição do prêmio. Entre os concorrentes estão trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público.
 
As categorias do prêmio são: Atendimento ao Cidadão; Práticas Transformadoras; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Vila Velha está concorrendo com os dois projetos na categoria Práticas Transformadoras.

Agora os trabalhos vão para a etapa de Análise Técnica pela Banca Examinadora do Prêmio Inoves, que é a terceira de seis etapas para a premiação final, que acontecerá em dezembro.

Os projetos  

O sorriso: Instrumento de Promoção da Vida 

O programa foi criado para: 
·         Institucionalizar a atenção odontológica ao idoso acamado em Vila Velha
·         Aplicar estratégias de Promoção de Saúde (Educação em Saúde, Promoção de Saúde e Desenvolvimento comunitário por meio da atenção em Saúde Bucal) em Vila Velha;
·         Promover a assistência odontológica aos idosos;
·         Cuidar do cuidador;
·         Promover a especialidade de Odontogeriatria
·         Integrar a equipe odontológica e o cirurgião-dentista à equipe e ao programa de Atenção domiciliar em Vila Velha.
 
Resultados que foram observados, desde 2013:
 
·   Um total de 182 idosos foram avaliado; nesses foram realizados procedimentos preventivos, além de entrega de Kits de higiene bucal. Oito foram atendidos no CEO e deslocados pela ambulância municipal.
·  Todos os cuidadores também receberam atenção em saúde bucal, os Kits e foram orientados para o cuidado;
·  Cento e vinte procedimentos cirúrgicos foram realizados nesses idosos.
·  Cinco biópsias foram realizadas e aguardam o histopatológico;
·  Os quadros de pneumonia tem sido incipientes ao longo dos dois últimos anos;
 
Gestão Participativa e Cogestão em Vila Velha 

Em 2013, quando a equipe assumiu a gestão da Secretaria de Saúde, foi feita uma visita em cada uma das unidades de saúde, pronto atendimentos e no hospital. Foram identificadas várias fragilidades, mas o fator que mais chamou a atenção foi a relação entre os trabalhadores da ponta, os gestores e os usuários do sistema. A gestão era verticalizada, o gestor tomava as decisões e a ponta executava. Não havia participação dos trabalhadores em nenhuma fase do processo.  A equipe sentiu a necessidade de incluir o pessoal da ponta nas tomadas de decisões.
 
Como funciona - É formado por cinco grupos. São realizadas reuniões para tomada de decisões em conjunto, do gestor maior até o pessoal da ponta. É a inclusão de novos sujeitos nos processos de gestão. As reuniões acontecem duas vezes por mês. 

Inoves - O Inoves é um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público. Seu objetivo é contribuir para a modernização da administração pública e para a valorização do servidor. O Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público capixaba, capazes de modernizar a gestão, melhorar a vida do cidadão e transformar a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário