quarta-feira, 29 de julho de 2015

Curso sobre aleitamento materno e oficina de lembrancinhas para gestantes

IMG_0851 copiar

  • postado em 28 jul 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Saúde – SEMUS
  •  
  • Fotos: Divulgação
  • Mamães de primeira viagem, e também as mães mais experientes, são as convidadas da palestra que vai tratar sobre aleitamento materno. Em homenagem ao Dia Mundial da Amamentação (comemorado no dia 1º de agosto), a Unidade de Saúde de Rio Marinho estará realizando nos dias 3 e 5 deste mês um bate-papo e oficina com as gestantes da Região 7.
    “Médicos da Maternidade São João Batista virão até a unidade para falar sobre o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição e as doenças que o bebê pode contrair sem o leite da mãe”, explicou a coordenadora da US de Rio Marinho, Claudia Vieira dos Santos. Além da palestra, haverá oficina para que as gestantyes aprendam a fazer lembrancinhas.
    Para o bebê, não existe alimento mais completo que o leite materno. Ele contém todos os nutrientes essenciais para sua nutrição, além de fornecer anticorpos que o protegem contra uma série de doenças. A amamentação também fortalece o vínculo entre mãe e filho.
    Benefícios da amamentação para a criança
    – Quanto mais tempo o bebe se alimenta de leite materno menor será o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, rinite ou eczema de pele:
    – O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebe pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade.
    – Além disso, o leite materno é rico em substancias que tornam o bebe mais resistente a infecções por vírus e bactérias;
    – A amamentação provoca menos cólicas nos bebes, pois o leite materno é mais bem absorvido e tolerado pelo organismo da criança;
    – O leite materno é rico em ferro, evitando que o bebe desenvolva anemia.
    Benefícios da amamentação para a mamãe
    – O ato de amamentar cria um vinculo fortíssimo entre mãe e filho, que favorece o desenvolvimento de crianças mais tranquilas com maior autoestima e mais ajustadas socialmente.
    – Para a mamãe, amamentar ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, evita que a mãe sofra de anemia; – Amamentar protege contra o câncer de mama e de ovário;
    – A amamentação dá às mães as sensações de bem estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome de 500 a 700 calorias por dia.
    Serviço:
    Dia 3 – 9 horas – oficina para gestantes (com palestra sobre aleitamento materno, primeiro socorros ao recém-nascido). Curso de artesanato para gestantes (confecção de lembrancinhas).
    Dia 5 – 13 horas – oficina com palestra sobre aleitamento materno. Curso de artesanato para gestantes (confecção de lembrancinhas).
    Local: Unidade de Saúde de Rio Marinho
    Endereço: Rua 1º de Maio, s/nº
    Telefone: 3388-1378

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário