segunda-feira, 27 de julho de 2015

Escola Viva São Pedro: estudantes iniciam as atividades e começam a construir seu projeto de vida



Uma programação especial, com atividades didáticas para apresentação da metodologia e início da construção dos projetos de vida, foi elaborada para a primeira semana de atividades da primeira unidade da Escola Viva, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro. O acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e famílias teve início nesta segunda-feira (27).

Cada turma terá um dia e meio de atividades no acolhimento. Nesse processo, eles vão trocar experiências, debater sobre as disciplinas eletivas e planejar a construção do seu projeto de vida.

O aluno Otávio Emirick, de 15 anos, começou hoje a construir seu projeto de vida no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro. Nesse primeiro dia, ele participou do acolhimento e já conheceu alguns de seus futuros colegas de classe. “Vim do município de Irupi, na região do Caparaó, na expectativa que a Escola Viva me ajude a realizar o sonho de ser Engenheiro Naval. Gostei muito desse primeiro momento. É bom conhecer pessoas novas e já combinamos até de criar um grupo no WhatsApp para falarmos sobre o clube juvenil que iremos formar. A partir de agora, é estudar muito”, disse empolgado.

Nesta segunda-feira (27), pela manhã o acolhimento foi com a equipe de professores, na parte da tarde somente com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio e a noite com os pais e/ou responsáveis.

Na terça-feira (28), o acolhimento continua com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Na quarta-feira (29) e na quinta-feira (30), pela manhã, é a vez dos estudantes da 2ª série. E na quinta-feira (30), na parte da tarde, e sexta-feira (31), o acolhimento é com os alunos da 3ª série.

Durante o acolhimento, os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer como a escola vai funcionar e traçar seu projeto de vida. Um grupo de alunos de Pernambuco, que estudaram em escolas que utilizam a mesma metodologia da Escola Viva, participa dos trabalhos. Eles vão contar as experiências vividas e o que mudou a partir da escolha de estudar nesse novo modelo de Ensino Médio.

Lilian Manuela Maciel é advogada, mas de 2005 a 2007 ela foi aluna da Escola Escolha em Pernambuco, projeto semelhante ao que é a Escola Viva aqui no Estado. Ela participou do acolhimento com os estudantes e contou um pouco desse momento. “No início eles estavam um pouco envergonhados. Foi então que contei a minha história de vida para eles e passaram a me ver como um exemplo. Os alunos se soltaram, começaram a planejar o seu projeto de vida e viram que tudo é possível na busca da realização de seus sonhos e objetivos. As turmas são ótimas e estão interagindo muito bem”, destacou.

A professora de História Juliana Borém que tem 22 anos de sala de aula pretende expandir toda sua experiência para o programa. “A perspectiva é muito boa. O grupo de professores já está em plena harmonia e vamos acolher esses novos alunos com muita empolgação. Vai ser importantíssimo estar mais presente na vida deles. Sou otimista e gosto do que faço. Trabalhei tanto na rede pública como na rede privada e posso afirmar que a Escola Viva será boa demais”, concluiu.

As aulas convencionais terão início na próxima segunda-feira (03). Um conjunto de inovações será proposto para os estudantes: avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Matrículas

Os estudantes que já solicitaram transferência e que ainda não realizaram a efetivação da matrícula devem comparecer na secretaria escolar da Escola Viva São Pedro. A efetivação da matrícula deve ser realizada pelos pais/responsáveis ou estudantes, quando maiores de 18 anos.

Também é necessária a apresentação dos documentos comprobatórios:

I – fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento;
II - histórico escolar ou declaração escolar;
III - fotocópia do comprovante de residência através do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que o comprovem;
IV - fotocópia do título de eleitor, caso o estudante possua;
V - fotocópia do certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os estudantes maiores de 18 anos;
VI - laudo médico para os estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação;
VII - fotocópia do RG e/ou CPF, caso o estudante possua;

As inscrições para solicitação de transferência para o novo modelo de Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo terminaram no dia 21 de julho. Os estudantes matriculados foram distribuídos por séries e turmas, e de acordo com a disponibilidade, novas vagas serão abertas.

Os estudantes interessados em ingressar na Escola Viva poderão solicitar vagas suplentes na secretaria escolar do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro. As vagas também foram abertas para alunos da rede privada.

A distribuição das vagas seguirão os mesmos critérios já adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; aluno que reside próximo à escola pleiteada e aluno com menor idade.
Para mais informações sobre as matrículas, o estudante ou pais/responsáveis pode entrar em contato por meio dos telefones (27) 3636-7830 ou 3636-7831.

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

Nenhum comentário:

Postar um comentário