O Programa de Readequação de Estradas Vicinais leva mais qualidade de vida para o produtor rural. A primeira comunidade beneficiada foi a do Córrego do Poção. Com os trabalhos totalmente concluídos, 25 quilômetros do trecho que liga Serra de Cima a Poção, passaram por melhorias com a abertura e alargamento de vias vicinais, construção de caixas-secas, compactação e cascalhamento das estradas, além de diminuição de curvas acentuadas.
Neste ano, a comunidade beneficiada pelo programa é o Córrego do Refrigério. O trecho a receber melhorias vai de Córrego do Refrigério ao Patrimônio do Bis. Sete quilômetros de vias já foram readequadas. No total, serão 20 quilômetros.
A readequação consiste em proporcionar uma qualidade superior às estradas vicinais, com alargamento das vias em sete metros quadrados e construção de infraestrutura adicional que garanta a durabilidade dos trabalhos realizados. Para que o programa funcione, é imprescindível a parceria do produtor rural, com o afastamento de cercas para o alargamento das estradas.
O resultado do programa na vida dos produtores é visível. Com uma estrada melhor, é possível trafegar em períodos secos e de chuvas, proporciona maior qualidade de vida para as pessoas e também facilita o escoamento da produção agropecuária dessas localidades.
Paralelamente, a Secretaria de Agricultura de Nova Venécia mantém um trabalho contínuo de melhorias de todas as estradas rurais com equipe e maquinários próprios, fazendo o patrolamento convencional.
O trabalho é realizado pelos menos duas vezes ao ano, de uma ponta a outra do município, beneficiando a todos, com nivelamento e limpeza dos carreadores. Ao todo, são mais de seis mil quilômetros de estradas rurais patroladas duas vezes ao ano. As ações se intensificam ainda mais nos períodos de colheita do café, volta às aulas e períodos prolongados de chuvas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário