Prefeitura de Iúna promove reunião para discutir os compromissos para a implantação da segurança alimentar no município
Agricultores familiares, representantes da sociedade civil e profissionais da saúde da Prefeitura de Iúna se reuniram no Cras, na noite da última quinta-feira (09), para discutirem sobre a importância da criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Inicialmente, a ideia é promover ações de práticas e de conscientização para facilitar o acesso a alimentos de qualidade, com preços justos para a população.
Uma das incentivadoras para a criação do Conselho em Iúna, a nutricionista Lucimar Fraga ressalta que é direito de todo cidadão uma alimentação adequada em termos de segurança, qualidade e quantidade nutricional de forma contínua.
“Conseguiremos dar início a outras ações, pois nós temos condições de melhorar o acesso das pessoas a alimentos de qualidade com um preço mais acessível, mas para isso temos que ter um conselho formado para nos ajudar a tomar essas decisões”, explicou Lucimar.
Durante o evento, que teve a participação do nutricionista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Alcemir Almeida de Barros, foram abordados os compromissos para a implantação das ações de segurança alimentar entre os moradores.
“Percebi que Iúna já avançou nessa discussão. O conselho vai facilitar muito a participação da sociedade para que junto com o poder público seja elaborado o plano de segurança alimentar e nutricional e, assim, garantir uma alimentação de qualidade a toda população”, explicou o professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Alcemir Almeida de Barros.
Segurança Alimentar e Nutricional
A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional propõe como direito de todos o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário