terça-feira, 14 de julho de 2015

Empresários conhecem Plano de Desenvolvimento da Serra

Texto: Jaqueline Vianna
Fotos: Cacá Lima
As diretrizes para auxiliar, orientar e contribuir para a promoção do desenvolvimento equilibrado e sustentável da Serra foram apresentadas na manhã desta terça-feira (14), durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Serra (PDS). O Plano foi divulgado em um evento que reuniu empresários, autoridades políticas, imprensa e outras pessoas interessadas no crescimento da cidade.
“A participação de todos, nesse momento, é fundamental, pois o PDS não é um documento fechado. É um caminho importante que estamos pontuando para traçarmos estratégias a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da Serra e queremos novas contribuições e novas participações”, disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Erly Vieira, o Plano começou a ser elaborado há um ano, ainda na gestão do atual diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, na Sedec.
Foram feitos estudos socioeconômicos que, além de diagnosticar, apontaram oportunidades de investimentos na Serra. “O plano abrange áreas estratégicas, como logística, setor portuário e indústria do petróleo, por exemplo. A dinâmica dos nossos polos industriais, o fortalecimento da rede hoteleira e a importância de um aeroporto de cargas para o município também constam nos estudos realizados”, diz Erly.
Segundo o secretário, o PDS será ainda avaliado a cada dois meses, em reunião do Conselho Gestor Municipal de Desenvolvimento Econômico da Serra (Cogedes), que reúne representantes das principais cadeias produtivas do Espírito Santo. Um dos objetivos é atrair novos empreendimentos para a cidade e promover o desenvolvimento sustentável, gerando empregos, renda e oportunidades para todos. A próxima reunião do Cogedes para tratar o plano será no próximo dia 21, às 17 horas, no Espaço Metropolitano de Eventos.
“A ideia é criar algumas ancoragens para o desenvolvimento econômico do município, como a atração de investimentos, ciência e tecnologia e desenvolvimento do capital humano”, disse Orlando Caliman, do Instituto Futura, que apresentou os estudos durante o evento. Os presentes no lançamento do plano receberam ainda uma publicação, onde há a exposição de dados relacionados ao município e aos estudos do Plano de Desenvolvimento da Serra.
Também foram apresentadas no evento as tabelas de incentivos do Programa Desenvolve Mais Serra, com descontos tributários e redução de taxas para os empreendedores que quiserem investir em negócios no município. O projeto de lei que define as regras está em tramitação na Câmara dos Vereadores.
Plano
O Plano de Desenvolvimento da Serra apresentará oportunidades para driblar a crise, com um portfólio de oportunidades para o investidor de todo o Brasil que queira atuar no município.
Com quase 480 mil habitantes e com uma posição geográfica estratégica, a Serra é o maior município do Estado em população e a segunda maior economia, com PIB de R$ 14,8 bilhões. Além disso, apresenta vocação para negócios em diversos setores, como indústria, comércio, serviços e setor imobiliário, abrigando 47 das 200 maiores indústrias do Espírito Santo.
O Plano irá subsidiar a construção de uma carteira de projetos, que leva em consideração a ocupação e o uso do solo urbano, os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais de cada região da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário