terça-feira, 14 de julho de 2015

Aulas de campo estimulam aprendizado



13/07/2015 - 11:03
 
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As aulas de campo são excelentes 
recursos para estimular o aprendizado.
 Ao levar o tema abordado para fora da 
sala de aula, o professor desperta o interesse do aluno em visualizar o significado do que foi estudado. Com 
esse intuito, as escolas Jerônimo 
Monteiro, José Corrente, Pedro de 
Alcântara Galveas e Itagiba 
Escobar levaram seus alunos
 para atividades extraclasse.

Na Escola Jerônimo Monteiro, localizada no município de 
mesmo nome, com o objetivo de ampliar o capital cultural, os 
alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), acompanhados
 do pedagogo Geovane dos Santos Damasceno e a professora 
Larissa Viana Bruneli, viajaram até o município de Petrópolis, no 
Rio de Janeiro. A viagem fez parte do projeto “O museu 
como memória e fonte histórica”, que busca a observação
 do patrimônio histórico e cultural como forma de 
compreender o presente e o futuro.

Em Petrópolis, os alunos conheceram o Palácio
Quitandinha, construído na época da Segunda Guerra Mundial 
com a proposta der ser o maior hotel cassino da América Latina.
 Em sua época de ouro, o hotel chegou a hospedar muitos
 famosos, entre eles políticos e atores como Orson Welles,
 Lana Turner e Henry Fonda. Também conheceram a Catedral de
 São Pedro de Alcântara, que abriga os restos mortais da 
Família Real.

Finalizando as visitas, os alunos estiveram no Palácio de Cristal 
e no Palácio Imperial, onde assistiram ao espetáculo Som e Luz,
 que conta a história da Família de D. Pedro II em sua estadia 
no Brasil até a sua saída do território brasileiro em 1889.

Para o pedagogo Geovane dos Santos, a viagem cumpriu 
seu objetivo. “Foi uma visita muito proveitosa. Os alunos 
tomaram consciência dos espaços históricos de grande 
importância. A forma como eles se comportaram ao longo 
de toda a visita, oportunizou a compreensão mais clara, num 
clima de agradável convívio entre alunos e professores”, 
finalizou Geovane.

Plantação de Morangos
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Outra aula de campo surpreendente foi a visita dos alunos do curso técnico em Agronegócio, da Escola José Corrente, em Alegre, a uma fazenda especializada no plantio de morangos, localizada no distrito de São Pedro de Rates, em Guaçuí.

Organizada pelo coordenador do curso, Paulo Roberto Romito 
e com a colaboração dos professores Carlos Magno
 Ramos de Oliveira e Márcio José dos Santos a visita foi um 
sucesso.

“Durante a visita técnica os alunos conheceram na prática o
 sistema de produção do morango sem agrotóxico. Os 
estudantes demonstraram interesse, sendo bastante 
participativos, aproveitando o momento para tirarem 
dúvidas e melhorar o aprendizado”, destacou o coordenador.

Geografia

Outra proposta de colocar em prática os temas abordados em 
sala de aula foi do professor de Geografia, Marcelo Souza, da
 Escola Pedro de Alcântara Galveas, localizada em Dores 
do Rio Preto.

Ele levou os alunos do 7° ano do ensino fundamental para uma 
aula dinâmica e divertida pela área urbana do município, 
onde os estudantes puderam aprender um pouco mais sobre
 como se forma a erosão pluvial e fluvial e os níveis de proporção
 de ravinas e voçorocas, que são formações de grandes buracos
 de erosão causados pela chuva e intempéries.

“Os alunos conseguiram assimilar os conteúdos e ao mesmo
 tempo se divertiram, saindo da rotina de sala de aula, o 
que torna uma Geografia Analítica mais fácil de aprender”, 
explicou Marcelo.

“Viagem interdisciplinar fim do lixão”
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Os alunos do 7° ano do 
ensino fundamental da 
Escola Itagiba Escobar,
 em Cariacica, 
também participaram de 
uma aula de campo voltada 
para conscientizar os
familiares e a comunidade 
e como dar fim ao lixão 
irregular localizado atrás da escola.

Orientados pelo professor de Língua Portuguesa, Wanderson
 Martins, os alunos produziram cartazes e faixas com frases de
 efeitos. Percorrendo as ruas próximas à escola, eles 
distribuíram panfletos e conversaram diretamente com os 
moradores.

A ação faz parte do projeto “Viagem interdisciplinar fim do lixão”,
 que culminou em uma parceria com a Vale. De trem, os alunos
 foram até o município de Aimorés, Minas Gerais, onde 
visitaram o museu histórico, a usina hidrelétrica e a represa 
da cidade, levando a faixa do projeto junto com eles.

“Nossos alunos aproveitaram ao máximo a viagem. 
Treinaram a escrita e já estão se mobilizando para novas 
iniciativas que envolvam as boas práticas educativas, 
colocando em prática o que é aprendido em sala de aula”, 
contou Wanderson. 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Mayara Vasconcelos
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