sexta-feira, 14 de junho de 2013

Novas câmeras ajudam a combater o crack e trazem segurança para a população


André Luiz Silva Sobral
Reunião sobre Crack
Representantes da cúpula de segurança se reuniram na sala anexa ao gabinete do prefeito Luciano Rezende para discutir ações de combate ao crack
André Luiz Silva Sobral
Reunião sobre Crack
Reunião definiu os locais onde serão instaladas as 40 câmeras doadas pelo programa "Crack, é possível vencer"
A sensação de segurança está cada vez maior entre os cidadãos de Vitória. A capital vai ganhar mais 165 câmeras de videomonitoramento nos próximos meses. Deste total, 40 serão doadas pelo Governo Federal, por meio do programa "Crack, é possível vencer". Nesta sexta-feira (14), uma reunião na Prefeitura de Vitória definiu os pontos de instalação desses novos equipamentos, que não serão revelados por uma questão estratégica de segurança.
Outras 100 câmeras estão sendo entregues pelo Governo do Estado, através do programa Olho Digital, e 25 serão adquiridas pela Prefeitura com recursos do Ministério da Justiça. Com isso, a capital contará com 207 aparelhos espalhados em diversas vias da capital.
"A prioridade número um desta administração é o enfrentamento à violência e ao consumo de crack", disse o prefeito Luciano Rezende, durante encontro com representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Capitania dos Portos, do Governo do Estado, da Polícia Federal e integrantes da administração municipal.
O prefeito relatou as principais ações já realizadas no sentido de conter a epidemia do crack em Vitória, garantindo que a perspectiva para o final do ano é de outra realidade. "A orientação é que a nova Guarda Municipal 24 horas trabalhe em cooperação com a Polícia Militar. Os equipamentos (motos, quadriciclos e câmeras) vão ajudar nesse trabalho", disse o prefeito.

Trabalho intenso

O subsecretário de Estado de Integração Institucional, coronel Frônzio Calheira Mota, saiu satisfeito do encontro. "É fundamental essa união de esforços para diminuir significativamente os índices de violência na cidade de Vitória. Os espaços discutidos aqui servirão para subsidiar as ações das equipes da Polícia Militar em bairros grandes e populosos da capital, como Jardim Camburi e Bairro da Penha, que são prioridades em função de demandas que todos conhecem".
Já o coordenador estadual de Políticas sobre Drogas, Ledir Porto, disse que o programa Rede Abraço, do Governo do Estado, vai dar uma retaguarda para a ação que a Prefeitura de Vitória já está executando. "Certamente vai dar resultados significativos para os moradores da capital. O prefeito Luciano Rezende está extremamente correto em ter como prioridade número um na cidade o enfrentamento da violência e da epidemia de crack. Essa união dos gestores dos governos federal, estadual e municipal é o que, de fato, produz propostas e ações que, na prática, de forma simples, já podem dar resultados positivos para a cidade de Vitória".
A união de esforços no combate à violência foi destacada também pela representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rafaela Cavalcanti, que avaliou como excelente a atuação da Prefeitura de Vitória. "Essa prefeitura é a primeira a receber as câmeras de videomonitoramento do Governo Federal porque atendeu totalmente os objetivos de atuar nas cenas de uso do crack e transformar os locais em novos espaços".
"Esse comprometimento de trabalhar em conjunto e somar esforços visando combater a violência tem sido o esforço contínuo da administração municipal", avaliou o secretário municipal de Segurança Urbana, Wellington da Costa.
O encontro entre os representantes dos poderes constituídos permitiu tanto definir a posição das câmeras quanto avaliar o andamento das cessões das áreas para as unidades da Polícia Militar em Jardim Camburi e Bairro da Penha.
André Luiz Silva Sobral
Reunião sobre Crack
Subsecretário de Estado de Integração Institucional, coronel Frônzio Calheira, destacou a importância da união de esforços para enfrentar a violência
Foto Divulgação
câmera de videomonitoramento
Vitória terá, ao todo, 207 câmeras de videomonitoramento espalhadas por diversas vias da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário