domingo, 23 de junho de 2013

Divino de São Lourenço debate ações que garantem a qualidade do leite


21/06/2013 - 16h23min

Incaper / Divino de São Lourenço
Em Divino de São Lourenço, teve curso de derivados de leite.
A alimentação das vacas é um dos diversos fatores responsáveis pela produção de leite de qualidade. Este assunto foi discutido em uma reunião realizada nesta sexta-feira (21), promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O tema do encontro foi: o manejo da pastagem e a qualidade do leite.

Durante a reunião foram tratados assuntos como manejo e piquete de pastagem. Os encontros têm o objetivo de discutir com os pecuaristas a importância de produzir leite seguindo critérios internacionais de qualidade. Aspectos como higiene, sanidade do rebanho, entre outros, também foram debatidos.

Além da reunião, o Incaper de Divino de São Lourenço promoveu ainda um curso de derivados do leite. A solicitação partiu da comunidade de Floresta, interessada em aprender a produzir queijo, requeijão, manteiga, doce de leite, ricota e outros produtos. “A ideia é que estas famílias comecem a produzir em casa mesmo para, futuramente, montarem uma agroindustria na comunidade. O agroturismo é forte na região, e esta é uma excelente oportunidade de agregar valor ao leite que já é produzido na comunidade”, disse Ricardo Eugênio Pinheiro, engenheiro agrônomo do Incaper.

O leite em Divino de São Lourenço

Divino de São Lourenço possui 6.269 cabeças de gado, e produz diariamente 7.535 litros de leite. Há seis propriedades de pastejo intensivo e rotacionado, e oito que utilizam ordenhadeiras mecânicas. O município ainda conta com 19 comunidades que usam resfriadores, e oito propriedades que contam com resfriadores individuais. Oito propriedades fazem uso de botijões de nitrogênio.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre
luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário