terça-feira, 25 de junho de 2013

Aprenda a escolher o café do seu dia a dia


Alguns cuidados ajudam a preservar o sabor e o aroma da bebida

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Aqui no país, o consumo também é uma tradição e a bebida está sempre presente na vida dos brasileiros: para começar o dia, nas reuniões com os clientes, no café da tarde com um bolo quentinho. A verdade é que ele não tem hora e nem lugar.

O que muitos consumidores ainda não sabem é que o café tem diversas variações e que a escolha do produto pode influenciar, e muito, o sabor da bebida. Algumas dicas simples podem mudar a sua maneira de comprar o café e deixar a sua bebida muito mais gostosa.

A barista, especialista em café, do Meridiano Simone Bolssoni explica que a primeira observação do consumidor deve começar pela embalagem. Ela deve conter o selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). “Isso garante ao consumidor que ele está realmente levando café para casa”, explicou.

Outro ponto a ser visto é a data de fabricação. Quanto mais próximo da data de produção, melhor será o aroma e o sabor do café. “Muitos produtos trazem apenas a data de validade, o que impede o consumidor de escolher um bom produto”, disse a barista.

Outra orientação importante é comprar sempre o que agrada mais ao paladar. Um café com maior quantidade de arábica é mais suave. Já o conilon garante um sabor mais forte. Geralmente as embalagens trazem esse tipo de informação. É importante que o consumidor fique atento a isso para que não leve para casa algo que não goste.

Entre os cafés mais conhecidos pelos consumidores há o tradicional e o extraforte, que tem um percentual mais elevado de café conilon e aparência mais escura. A torra escura mascara os defeitos do café e deixa a bebida com um gosto mais amargo.

Para os paladares mais exigentes uma opção são os cafés especiais. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), é crescente o número de pessoas que consomem produtos premiuns, superiores ou gourmet. Uma das apostas da empresa é o superior Classic, com 100% de café arábica das montanhas do sul do Espírito Santo. O produto é comercializado em embalagens de 250g e 1 kg. O Classic está disponível nos supermercados e na loja online do Meridiano: www.meridiano.com.br/loja.

Embalagem

Não adianta um café ser bem produzido se não for armazenado de forma correta. Por isso, a escolha da embalagem também é importante. A almofada, mais tradicional, conserva o café por no máximo quatro meses. Ela é indicada para quem consome o produto de forma mais rápida porque tem duração mais curta.

Na embalagem a vácuo é retirado todo o oxigênio, o que eleva a duração do produto para um ano. Em todos os casos, o café deve ser consumido em até sete dias após a abertura. É que o contato com o ar faz com que o café perca o aroma e o sabor.

“Cuidados simples no dia a dia podem tornar a simples experiência de tomar um café muito mais gostosa”, finalizou a barista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário