terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Armadilhas e tablets no combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro

No município, 100% da área urbana será monitorada

               Uma equipe da Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim participa de treinamento para operar no município o Sistema de Monitoramento Inteligente da Dengue, que contará com 339 armadilhas tecnológicas para o Aedes aegypti em pontos estratégicos na cidade.
              Com os dispositivos, será possível identificar, em menos tempo, a quantidade de mosquitos presente no ambiente, bem como o vírus circulante no local. Esse mapeamento vai otimizar as ações para prevenir a proliferação do inseto transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e a febre amarela urbana.
            As armadilhas serão instaladas, a partir do próximo dia 6 de março, em locais de fácil acesso e maior concentração de pessoas. Se houver a presença do mosquito nos equipamentos, os agentes de endemia registrarão a informação no mapa de infestação, em tempo real, por meio de um tablet. Atualmente, esse mapa leva cerca de dois a quatro meses para ser concluído.
               Responsável pelo programa, o governo estadual pretende instalar, nas 78 cidades capixabas, 7.323 armadilhas. Apenas Cachoeiro e outros 15 municípios vão ter o monitoramento padrão em 100% de sua área urbana.
"É uma iniciativa muito bem-vinda. Vai auxiliar e potencializar o trabalho de combate ao mosquito que desenvolvemos em variadas frentes no município", avalia o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bindaco.
              A capacitação dos servidores de Cachoeiro começou nesta segunda (20) e vai até quinta (23). Participam seis agentes de controle de endemias, supervisor de equipe, gerente de Vigilância Ambiental e coordenador de Controle de Vetores, além de um biólogo, que analisará os dados coletados nos equipamentos junto à gerência e supervisão de Vigilância Epidemiológica. 


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário