sábado, 25 de fevereiro de 2017

O Tomate e Augusto Ruschi

                                     Toda vez que vejo tomate lembro de uma conversa que tive com Augusto Ruschi, o mais importante capixaba de todos os tempos, na sede do Museu Mello Leitão em Santa Teresa.
                A nossa conversa era sobre o uso dos venenos da agricultura.
                                     Ruschi contou que um dia estava na casa de um produtor e ficou para almoçar.
                                  
                                  - Posta a mesa, sutilmente empurrei para o lado a vasilha que tinha tomate. O meu   amigo produtor percebeu a minha recusa, levantou-se e convidou-me para chegar até a  sua varanda, com uma vista que dava para ver as plantações.
Foi logo me falando:                                
                               - Veja Ruschi, o tomate que está na mesa é aquele mais a esquerda. O que está mais adiante é o que vendemos na Ceasa. Pode comer que com ele tenho um cuidado especial, não usei nenhum veneno.

Mas Ruschi me falou:
-Mansur, claro que ao voltar para a mesa, continuei ignorando o tomate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário