quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

FIOCRUZ, Estado e Prefeitura realizam monitoramento do vetor da Febre Amarela em Ibatiba

                              Nesta terça Feira dia (21), uma equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em parceria com o Núcleo de Entomologia e Malacologia do Espírito Santo (NEMES), esteve no município de Ibatiba acompanhada pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde municipal, representado pelo Biólogo Leandro Dias Martins de Souza, iniciando uma pesquisa que tem como missão monitorar os vetores do recente surto de Febre Amarela.
                          A análise tem grande relevância pois, através dela, será possível identificar esses vetores responsáveis pela transmissão do vírus e observar o comportamento dos mesmos no meio ambiente.
                      Na ação do dia 21 diversas metodologias de captura foram utilizadas, tais como armadilhas BG sentinel, ov  trampas e busca ativa com aspirador e capturador de castro. As ovitrampas continuarão expostas no ambiente por um período de 10 dias e, ao final deste prazo, as paletas de oviposição serão recolhidas e levadas para laboratório da FIOCRUZ para contagem do número de ovos e então novas armadilhas serão colocadas no mesmo local tornando o processo contínuo.
                            As armadilhas foram colocadas em uma localidade onde positivaram casos da doença, sendo um total de 11 armadilhas, 8  espalhadas na mata e o restante na residência da família onde os casos foram registrados.
                      A equipe do NEMES recebeu treinamento da FIOCRUZ e vai continuar monitorando as  armadilhas e  realizando a busca ativa de insetos em parceria com o município.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário