terça-feira, 2 de abril de 2013

Uso consciente da água em discussão no Extremo Norte



02/04/2013 - 14h22min

Incaper
Oficina de capacitação sobre outorga da água
Você sabe o que é outorga da água? Os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do Extremo Norte sabem. Eles participaram de uma oficina de capacitação sobre o assunto, para que possam prestar uma assistência ainda mais adequada aos produtores rurais de base familiar da região.

A outorga é um instrumento pelo qual o poder público concede a alguém (pessoa física ou jurídica) a autorização para o uso dos recursos hídricos disponíveis. “Muitos produtores rurais necessitam de água para irrigar as lavouras. Esta capacitação é importante porque dá uma boa ideia sobre o uso racional da água”, disse Flávia Barreto Pinto, engenheira florestal do Incaper de Nova Venécia.

A política de recursos hídricos como um instrumento de gestão de outorga, como se faz a solicitação deste instrumento, critérios e análise de requerimento, foram alguns dos temas abordados durante o treinamento. Outro assunto discutido na capacitação foi o Cadastro Nacional de Recursos Hídricos (Cnarh). A ferramenta, desenvolvida pela Agência Nacional das Águas (Ana), possui informações básicas sobre os usuários, como endereço, quantidade e finalidade da água utilizada. Estas informações podem contribuir bastante para evitar o desperdício e combater a poluição.

Além dos técnicos do Incaper, representantes das Prefeituras de Nova Venécia, Vila Pavão, Boa Esperança e Mantenópolis também participaram do evento. A oficina foi promovida pelo Incaper em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário