Para bloquear o avanço da dengue em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria Municipal de Saúde realiza constantemente ações de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti. Os fiscais da Vigilância Sanitária notificam e multam donos de terrenos baldios e imóveis com quintais abandonados. O trabalho é realizado em parceria com mais de 100 agentes de endemias, que vão às residências para levantamento do índice de infestação predial e eliminação de possíveis focos.
“Somente em ação realizada no bairro Gilberto Machado dia 23 de março, durante o fim de semana, foram feitas mais de 40 notificações a proprietários de terrenos baldios e imóveis que oferecem risco de proliferação do mosquito dengue”, destaca o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
A Vigilância Ambiental visita locais estratégicos (cemitérios, ferros velhos, borracharias), onde existe chance de se desenvolverem focos do mosquito. Além disso, também são utilizados dois carros fumacê, de acordo com critérios do Ministério da Saúde, com base nos índices de notificações de dengue.
“O uso do fumacê depende da liberação da Secretaria Estadual de Saúde, após avaliação dos números relativos à doença no município. O aumento dos casos de dengue se deve ao vírus IV, existente não só em Cachoeiro, como também em vários municípios capixabas e Brasil afora”, explica Abel Sant'Anna Júnior.
E para reforçar a prevenção à dengue, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou ação de limpeza nos bairros Zumbi, Nova Brasília, Alto Amarelo, Otton Marins, distrito de Córrego dos Monos, Gilson Caroni e Coramara. Na sequência o trabalho será realizado no distrito de Pacotuba para limpeza dos terrenos baldios e eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário