Projetos serão realizados conforme cronograma aprovado em reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia
Djeisan Lettieri
Mais bairros da Serra com Internet gratuita, bolsas de estudos para iniciação científica para alunos da rede de ensino municipal e bolsas de pós-graduação para servidores do município. Essas são algumas ações que deverão ser implantadas na Serra por meio do Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec). Os projetos serão realizados conforme cronograma aprovado em reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT), que aconteceu nesta terça-feira, 26.
No encontro foi aprovado o planejamento do Fundo que está firmado em vertentes como incrementar a gestão do Fundo com criação de CNPJ e aporte de recursos, disponibilização de bolsas de estudos, desenvolvimento e integração das atividades relacionadas à ciência e tecnologia, que prevê a realização de uma feira no município para divulgar o tema em 2014.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Everaldo Colodetti, diz que o objetivo é disponibilizar o acesso à internet para todos. “Para as empresas, essa ferramenta é fundamental, já que está ligada à competividade”, afirma.
Inovação – Por meio do Cidade Digital a internet gratuita deverá estar disponível nos bairros e também haverá interligação dos sistemas operacionais da Prefeitura, como por exemplo, os das unidades de saúde, escolas, dentre outros.
O assessor técnico da Sedec, Claydson Pimentel, explica que, além do benefício social para a população, a internet gratuita representa um ganho para os empreendedores. “Assim como a rede interna interligada na prefeitura, que facilita a comunicação entre os setores, possibilitando a oferta de um serviço mais qualificado”, avalia.
Outro projeto será o de bolsas de estudo de iniciação científica para alunos da rede pública municipal que deverá incentivar os estudantes a fazerem pesquisas que serão acompanhadas por um professor. Os alunos terão uma ajuda de custo para realizar este trabalho. No caso das bolsas de pós-graduação, o benefício será o valor integral do curso mês a mês.
O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia congrega 22 membros, entre representantes do Poder Executivo Municipal: secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, de Educação, de Planejamento Estratégico e de Desenvolvimento Urbano; comunidade acadêmica: UCL, Unesc, Ifes e Serravix; da Câmara Municipal da Serra, do setor produtivo: Fams e Ases; e classe trabalhadora: Sindicato dos Servidores do Município da Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário