segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projeto Caminhos da Capixaba vai levar ainda mais turistas ao Centro de Vitória


André Luiz Silva Sobral
Homem fala durante apresentação de projeto
Representantes do Iema, da Semmam e do Brasitália se reuniram no Parque Gruta da Onça para a apresentação do projeto Caminhos da Capixaba
Um projeto assinado nesta segunda-feira (3) vai contribuir para o meio ambiente e ainda atrair turistas para o Centro de Vitória. Trata-se do "Caminhos da Capixaba", que será implantado no Parque Gruta da Onça. A assinatura do termo de compensação ambiental entre Brasitália e Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que teve início neste último domingo (2).
O projeto, assinado no próprio parque, foi apresentado pelo educador ambiental e idealizador, Edson Valpassos. Ele fez um resgate histórico da Gruta da Onça, mostrando sua importância, as belezas naturais e os animais existentes no local. "O projeto prevê a construção de quatro tipos de trilhas: curta, média, longa e total, adaptando assim o local para a visitação de muitas pessoas".
Outro projeto que Valpassos espera ver concluído é a construção de uma praça ao lado do chafariz da Capixaba, que data de 1820. Morador do local há mais de 50 anos, o professor de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Geraldo Vieira Simões falou da importância do projeto Caminhos da Capixaba. "Como morador, posso garantir que será muito bom para todos, pois é uma forma de integração do Centro".
O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, explicou que o projeto vai contribuir para o resgate histórico do Centro e para o turismo na capital. "Estamos em um pequeno pedaço da Mata Atlântica e fico feliz que a empresa tenha entendido o propósito". Cleber acrescentou que os parques de Vitória estão ganhando uma nova dinâmica de ocupação com o projeto Parque e Praças Culturais.
André Luiz Silva Sobral
Assinatura do projeto
Secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, assina o termo de compromisso para a implantação do projeto
"Os parques em Vitória têm grande capacidade e, com esse projeto, mais pessoas vão querer conhecer este local. É mais um atrativo para o turismo de Vitória", disse o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Júnior.
O diretor técnico do Instituto Estadual de Meio Ambiente, Tarcísio José Foeger, disse que esta é uma forma inovadora de locação de recursos de compensação ambiental. "Vitória se torna uma referência para outros municípios com esta ação".
Diretor da Brasitália, Lorenzo Zanotto expressou a sua alegria ao poder contribuir, mesmo que de forma compensatória, para o projeto. "Acredito que, com organização e divulgação, muitas pessoas vão querer conhecer e estar neste local".
A Semana do Meio Ambiente em Vitória começou neste domingo (2), com a 13ª Caminhada dos Amigos da Fonte Grande, que teve a participação de cerca de 100 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário