segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pomeranos de Jetibá, uma exposição fotográfica

O fotógrafo Cesar Fraga traz a São Paulo um retrato da riquíssima cultura pomerana da Serra Capixaba. Os pomeranos vieram do norte da Europa (região hoje entre Alemanha e Polônia) ao longo do século XIX, atraídos ao Brasil por promessas de terras do governo imperial e se fixaram no Espírito Santo. O interessante é que muitos de seus descendentes até hoje se comunicam na língua pomerana, só falada no Brasil.

A partir de seis viagens à Santa Maria de Jetibá, a exposição revela detalhes do dia a dia do imigrante, sua íntima relação com a terra e seus traços culturais mais marcantes – com destaque para o casamento pomerano, um ritual com três dias intensos de festa.
Pomeranos de Jetibá oferece ao visitante uma intensa experiência. Para os curiosos e amantes da fotografia, revela um Brasil pouco conhecido dos brasileiros. O Instituto Martius-Staden é um centro de preservação da memória histórica dos povos de língua alemã ao Brasil, sendo um local muito apropriado para acolher esta exposição.
Cesar Fraga é designer e fotógrafo. Sócio-diretor da Clips, tem como objetivo criar projetos sem precedentes, a partir de pesquisas aprofundadas, trazendo sempre novas formas de olhar o mundo.
Autor: Cesar Fraga
Conteúdo: Exposição com 30 painéis formato 60x60cm, com textos bilíngues (português e alemão) e fotos coloridas
Apoio: Consulado Geral da Alemanha
Local: Instituto Martius-Staden– Rua Itapaiúna, 1355, Panamby, São Paulo (SP). Gratuito, estacionamento no local.
Horários: de 27 de maio a 12 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Contatos do Instituto Martius-Staden: (11) 3744-1070 / arusche@martiusstaden.org.br
Contatos Autor: (11) 97448-4969 / cesar-fraga@uol.com.br

Sobre o Instituto Martius-Staden
O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui um setor de publicações, promove eventos e mantém um dos mais importantes acervos sobre a imigração dos povos de língua alemã para o Brasil.
 
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias.  Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o sitewww.portoseguro.org.br

Fonte: PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro
Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 - www.planin.com
Contatos: portoseguro@planin.com
Renata Bahia e Vanessa Cunha: (11) 2138-8913

Nenhum comentário:

Postar um comentário