sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fórum vai discutir políticas públicas de promoção da igualdade racial


Kadidja Fernandes
mão negra e branca entrelaçadas
Fórum vai formular propostas para o enfrentamento ao racismo
Com o objetivo de propor um conjunto de recomendações para o enfrentamento ao racismo por parte do poder público municipal, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), por meio da Gerência de Políticas de Gênero e Igualdade Racial, realizará, no dia 3 de julho, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, o I Fórum de Promoção da Igualdade Racial. O evento começará às 18 horas e é aberto ao público.
Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Semcid, Valdeni Andrelino, o fórum vai contribuir com a qualificação das temáticas que serão abordadas na III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, no auditório da Semcid. "O Fórum é uma etapa preliminar da Conferência Municipal. Na ocasião, vamos discutir os principais eixos e objetivos da Conferência", disse.
Andrelino destaca ainda a importância da participação popular nos debates. "Esta semana nos reunimos com representantes públicos dos municípios de Serra e Cariacica. O enfrentamento ao racismo exige políticas afirmativas para a valorização da população negra em todos os espaços. Desta maneira, é muito importante a participação de toda a população nos debates", disse.
Após as discussões em nível municipal, serão realizadas as Conferências Estadual e Nacional, como explica Andrelino. "Essas conferências locais e estadual irão nos preparar para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que este ano tem como tema 'Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo' e será realizada em novembro, em Brasília", adiantou.
Neste sentindo, serão abordadas questões como "Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo", "Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios", "Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão", e "Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário