segunda-feira, 3 de junho de 2013

CRAS SÃO MIGUEL OFERECE SERVIÇOS DE INSERÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PARA MORADORES DO BAIRRO DE COLATINA



03/06/2013 -
Cumprindo o objetivo de ampliar a rede de atendimento de assistência social no bairro São Miguel, a Prefeitura de Colatina, instalou naquele bairro mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O morador do bairro que procura o serviço, tem suas necessidades identificadas, em seguida é encaminhado para a rede de serviços assistenciais. Os serviços prestados no Cras incluem ações preventivas, de convivência e socialização, inserção e acolhida, apoio e acompanhamento familiar.
Essas ações visam fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Atualmente o Centro do bairro São Marcos atende a 258 famílias cadastradas, totalizando cerca de 960 pessoas. O local conta com uma equipe capacitada composta por dois assistentes sóciais e dois psicólogos.
Entre os serviços disponíveis estão os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. Os grupos são divididos por faixa etária, e os encontros são realizados a cada 15 dias. Durante os encontros são discutidos temas do cotidiano dos participantes, sempre buscando desenvolver e aprimorar os vínculos sociais.
Além disso, o CRAS tem uma parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Vários cursos já foram oferecidos, e os cursos de culinária e artesanato estão em andamento. A expectativa é de que nos próximos meses a Secretaria de Assistência Social disponibilize outros cursos e oficinas aos usuários do centro.
Cras em Colatina
Atualmente a população de Colatina conta com uma rede assistencial composta por cinco Centros de Referência. Além do CRAS no bairro São Miguel, quem precisa de algum serviço pode procurar o CRAS Vila Real (3722-6114), o CRAS Operário (3711-7036), o CRAS São Vicente (3721-8099) e o CRAS Ayrton Senna (3723-6358).


Serviço:
Cras São Miguel
Rua Maria Sesana Pancieri
Bairro São Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário