segunda-feira, 3 de junho de 2013

Apruvit quer instalar fábrica de suco de uva na cidade


A terra dos colibris também é a terra da uva! Em breve Santa Teresa terá uma fábrica de processamento de suco de uva, onde se encontra hoje a sede da Associação de Produtores de Uva e Vinho Teresense, a Apruvit, na entrada da cidade. É o que garante o produtor e consultor da associação, Eudayr Alves Moreira Júnior. De acordo com ele, o projeto esta sendo finalizado e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), disponibilizará R$ 400 mil para as obras.
Em reunião realizada na prefeitura, na última sexta-feira (31), representantes da Apruvit e a Tecnóloga em Vinicultura e Enologia, Daiane Badalotti, de Bento Gonçalves – RS, estiveram com o prefeito Claumir Zamprogno e com o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Luciano Forrechi, para discussão de uma parceria do município, com o intuito de melhorar e potencializar a produção de suco de uva na cidade, agregando valor neste segmento. A tecnóloga atenderia exigências do Sebrae para atuar diretamente com os 54 produtores hoje filiados a Apruvit.
A proposta é uma consultoria pontual para 2013, tendo resultado e avanço a partir de 2014 firmando uma parceria para profissionalizar a produção, que representará um ganho em escala econômica para Santa Teresa, pois a cidade tem grande potencial nessa área. “A contratação dessa profissional é primordial para o andamento da produção da fábrica. A qualificação do vinhedo estende a validade do produto e, por conseqüência, a qualidade das uvas de nossa região”, revela Eudayr.
Eudayr destacou alguns detalhes que farão parte da fábrica de sucos. “Vai ser na sede da Apruvit (portal de entrada da cidade), de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e com as paredes em vidro blindex para mostrar o processo de produção do suco”, disse, sem entrar em mais definições. Também estiveram presentes à reunião o vice-prefeito Ziguimar Buss, o presidente da Apruvit, Devanir Antônio Ziviani e o técnico agrícola da Apruvit, Miguel Davi Souza Demuner. 

 Apruvit e Enologa

Nenhum comentário:

Postar um comentário