terça-feira, 14 de junho de 2016

Produtores de Viana visitam bananais em Alfredo Chaves



Cerca de 70 produtores do município de Viana visitaram Alfredo Chaves nesta segunda-feira (13) para conhecer a banana Vitória - uma variedade da fruta, resistente a doenças. O objetivo da visita também foi conhecer e aprender novas técnicas de manejo com a finalidade de melhorar a qualidade e a produtividade dos seus bananais.  
Na oportunidade os produtores, acompanhados do prefeito de Viana, Gilson Daniel; do secretário de Agricultura, Ledir Porto; técnicos do Incaper local e o secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Antônio Carlos Petri, visitaram uma plantação de bananas do senhor Argeu De Nadai, localizada na comunidade de São Bento de Batatale à tarde todos seguiram para a localidade de São Marcos para ver de perto o funcionamento de uma fábrica de mariolas.
José Durval, um dos produtores da comitiva, ficou satisfeito em conhecer a banana Vitória. “O mercado está cada vez mais exigente e quem produz com qualidade tem maior lucratividade. Gostei e tenho pretensão em plantar em minha propriedade essa variedade”, declarou.
Para o secretário de Agricultura do município de Viana, Ledir Porto, a decisão de trazer os produtores para conhecer a produção em Alfredo Chaves, deve-se ao cultivo avançado da banana Vitória na região. “Pudemos trocar experiências para melhorar a produção em nosso município como também incentivar os pequenos produtores a comercializar a banana. Vou procurar fornecedores de mudas desta variedade para distribuir para agricultores de Viana”, informou.
Conforme o técnico e chefe do escritório local do Incaper, Alciro Lamão,  atualmente Alfredo Chaves produz mais de 42 mil toneladas/ano de banana, sendo 2.700 ha de área cultivada e cerca de 600 famílias engajadas na produção. “Tem que obedecer a necessidade nutritiva da plantação fazendo a análise da terra e ponderando na hora da adubação. O acompanhamento e assistência técnica são muito importantes”, enfatizou o técnico aos visitantes.
O secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Antônio Carlos Petri, que acompanhou as visitas às propriedades, se colocou a disposição para fomentar a cultura da banana Vitória  no município de Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário