quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dia do Pescador: Incaper apoia organização pesqueira no ES

Incaper

29/06/2016 - 13h35min

Nesta quarta-feira (29), comemora-se o Dia do Pescador. No Espírito Santo, existem cerca de 14 mil pescadores profissionais ativos, que atuam em 14 municípios localizados no litoral capixaba. Apesar de ser uma atividade expressiva no Estado, o setor possui diversos desafios, entre eles, a organização dos pescadores. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem buscado apoiar iniciativas nesse sentido.

O Espírito Santo possui 411 km de costa. Os principais municípios onde estão os pescadores são Itapemirim, Marataízes, Serra, Vitória, Guarapari, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz e Linhares. No Estado, há mais de 60 organizações do setor pesqueiro, que possuem uma frota de 1.582 embarcações registradas na Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A produção estimada é de 12 mil toneladas por ano. Peixes como dorminhoco, guaivira, caçari e xaréu são bastante incidentes em águas capixabas.

Para a coordenadora de aquicultura e pesca do Incaper, Lucimary Ferri, a pesca artesanal é importante para as famílias que vivem nas comunidades litorâneas, pois além de ser uma atividade que gera emprego, também proporciona alimentos ricos em proteína para a população. “A cadeia da pesca no Estado passa por muitos desafios, pois precisa lidar com situações de impacto ambiental, regularização do exercício da atividade e organização social. O Incaper tem contribuído no sentido de diagnosticar as demandas das associações de pescadores e contribuir em sua organização”, relatou Lucimary.

Organização de pescadores do ES

Com o objetivo de organizar os pescadores, foi realizado o I Seminário do Movimento dos Pescadores do ES, nos dias 23 e 24 de junho, na Serra, que contou com o apoio do Incaper. Na ocasião, cerca de 200 pescadores de diversos municípios do Estado discutiram os rumos da atividade pesqueira. Houve participação da Secretária Executiva do Conselho Pastoral de Pescadores, Maria José Pacheco, e da Articuladora Nacional das Pescadoras e Pescadores, Elionice Sacramento.

Entre os temas abordados, estiveram uma análise da conjuntura atual da pesca; dificuldades e ameaças da pesca artesanal no ES; a importância do bloco de notas fiscais; as consequências da ruptura da barragem da Samarco para a atividade pesqueira; os resultados do Pedeag 3 e o planejamento da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para o setor pesqueiro. Também foi realizado trabalho de grupo para a organização do Movimentos dos Pescadores do ES.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário