quinta-feira, 9 de junho de 2016

Incaper prevê recorde de frio e geada em alguns pontos do Estado

O frio deve ser rigoroso na Região Serrana capixaba.

Incaper prevê recorde de frio e geada em alguns pontos do Estado

09/06/2016 - 16h12min

O frio deve continuar no Espírito Santo. E, já na semana que vem, deve ficar ainda mais rigoroso, com chance de geada ao amanhecer em alguns pontos mais elevados. É o que prevê a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). “A geada ocorre quando a temperatura fica próxima a zero, em decorrência da entrada de uma massa de ar frio. O orvalho que se forma durante a madrugada acaba congelando um pouco antes do amanhecer, dando a característica do fenômeno que são justamente as gotículas congeladas”, explicou Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.

A tarde desta quinta-feira (09) foi considerada a mais fria do ano nos municípios capixabas situados ao sul do Rio Doce. Nas áreas mais altas da região Serrana, as temperaturas máximas foram de apenas 16°C (Venda Nova do Imigrante). Ao norte do Rio Doce, não foram registrados recordes, mas as máximas ficaram abaixo dos 26°C. Veja os recordes registrados em algumas estações meteorológicas:

Vitória: 20,8 °C
Aracê (Domingos Martins): 15,8°C
Santa Teresa: 15,6 °C
Linhares: 21,7 °C
Afonso Cláudio: 18,6 °C
Alfredo Chaves: 19,7°C
Presidente Kennedy: 19,8 °C
Iúna: 16,3 °C

De acordo com o Incaper, recordes de madrugada mais fria do ano estão previstos para a semana que vem, especialmente nas áreas mais altas do Estado.

Chuva fraca no Estado

“A previsão de pouca chuva para hoje foi confirmada. Ela continua fraca à noite, na metade sul capixaba, e há apenas uma pequena chance de chuviscos nas cidades situadas ao norte do Rio Doce. Há previsão de agitação marítima em algumas praias do Espírito Santo entre o fim do dia 11 (sábado) e o dia 14 (terça-feira), por causa do avanço de um ciclone extratropical em alto-mar”, ressaltou Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.

Depois de praticamente um mês sem chuva significativa nas redondezas de Afonso Cláudio (oeste da Região Serrana) e no sul da Região Noroeste (redondezas de Baixo Guandu, Laranja da Terra, Itarana e Itaguaçu), chuvas rápidas resultaram em um acumulado de até 27 mm em alguns trechos dessas regiões, entre a noite de quarta-feira (08) e o início desta quinta-feira (09). “Esse valor de chuva é muito pequeno e não resolve a situação de deficiência hídrica prolongada nesta área do Estado, mas dá um pouco de vida às pastagens e algumas culturas, pelo menos, que dificilmente recebem alguma chuva em junho”, complementou Pontes.

Conforme previsto pelo Incaper, o eventos meteorológicos divulgados por outras instituições, que fazem a previsão do tempo no país, não se confirmaram. Uma frente semi-estacionária tem provocado chuvas ocasionais na metade sul do Espírito Santo e no sul das Regiões Nordeste e Noroeste, trazendo também a diminuição da temperatura, que estava muito alta em todo o norte capixaba e oeste serrano. “Infelizmente, não há previsão de chuva significativa para os próximos dias. O tempo deve continuar um pouco cinzento e o sol deve abrir, de vez, no início da próxima semana”, afirmou Pontes.

Veja o acumulado de chuva em alguns municípios capixabas [dados coletados entre a noite de quarta-feira (08) até às 9h da manhã de quinta-feira (09)]:

Baixo Guandu: 5,4 mm
Itaguaçu: 16 mm
Itarana: 20 mm
Afonso Cláudio: entre 11 mm e 23 mm
São Roque do Canaã: 21 mm
Laranja da Terra: entre 15 mm e 27 mm

A chuva acumulou entre 4 mm e 6 mm da região de Colatina até Aracruz. Foram entre 5 mm e 16 mm na Grande Vitória e entre 4 mm e 22 mm na Região Sul e demais áreas da Região Serrana. Não choveu ao norte do Rio Doce, até o momento. Os dados são do Incaper, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Recorde de calor no extremo norte capixaba

No início da semana, a temperatura subiu muito perto da Bahia por causa da aproximação de uma frente fria. Um calor extremo, nada típico para esta época do ano, foi observado nas áreas capixabas mais próximas à divisa com a Bahia, na tarde de terça-feira (07). Também fez muito calor no oeste da Região Serrana e divisa com Minas Gerais. A temperatura subiu por causa dos ventos de noroeste/oeste forçados pelo reposicionamento do anticiclone subtropical, que está dando lugar à frente fria. O avanço dela provocou diminuição do calor no sudeste do Estado, incluindo a Grande Vitória, por outro lado.

A única estação meteorológica que registrou recorde foi São Mateus, com temperatura máxima de 37 °C. Este valor bateu o recorde anterior, que era de 36°C, observado em janeiro. Contudo, outras estações marcaram temperaturas muito altas, mas não superaram os recordes de janeiro: Pinheiros teve máxima de 39,5 °C e Mucurici observou calor de 38,3 °C (os recordes de janeiro superaram os 40 °C). Os dados são do Incaper e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A equipe de meteorologia do Incaper recomenda o acompanhamento da atualização da previsão de temperatura e tempo, bem como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, em: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/index.php

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário